29/01/2024

Eficiência, produtividade e sustentabilidade: Iveco Group comemora o Dia Internacional da Energia Limpa

O Iveco Group (EXM: IVG), juntamente com suas marcas IVECO e FPT Industrial, se posiciona como ator ativo contra as mudanças climáticas e a favor da descarbonização. Por isso, a empresa, que tem presença mundial, estabeleceu a meta ambiciosa de atingir zero emissão líquida de carbono até 2040, dez anos antes do prazo definido pelo Acordo de Paris.

Desde sempre, o Iveco Group pesquisa e desenvolve soluções para reduzir o impacto ambiental dos veículos e motores que fabrica e em ações concretas com a comunidade. Por isso, sua estratégia de sustentabilidade é baseada nos pilares de pegada de carbono, segurança do trabalho e dos produtos, diversidade, equidade e inclusão e circularidade. Além disso, a empresa utiliza um conjunto de aproximadamente 200 indicadores de desempenho relacionados à sustentabilidade para fornecer cobertura máxima para todos os seus principais aspectos ESG. "Seguindo esta diretriz global, estamos trabalhando duro para reduzir as emissões de CO2 em nossos processos de fabricação e em toda a cadeia de valor, bem como em nossos produtos finais", afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Portfólio multienergético

Por meio da fabricação de caminhões, ônibus e motores sustentáveis, o Iveco Group consolida sua liderança em novas energias de propulsão e produtos "verdes" em todo o mundo.

A FPT Industrial, por sua vez, se apresenta como referência em tecnologia de ponta e compromisso ambiental, com um portfólio de produtos sustentáveis que vão desde soluções de transporte até inovações para geração de energia, agricultura, construção civil, naval e até motores para limpadores de neve. Em cada setor, a marca não só oferece equipamentos eficientes como também tem como pilar a sustentabilidade de seus produtos, apresentando motores movidos a GNV, GNL, biometano e híbridos. Sempre em conformidade com os regulamentos internacionais de emissões.

"Desde a fabricação de motores para todos os segmentos, a reutilização de baterias veiculares, passando por serviços de remanufatura, até o fornecimento de baterias de alto desempenho para ônibus e veículos elétricos, a FPT Industrial demonstra sua liderança na transição para a mobilidade sustentável, onde inovação e responsabilidade ambiental andam de mãos dadas na criação de um futuro mais limpo e amigável", comenta Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Na região, a IVECO tem o portfólio de produtos Natural Power com caminhões e ônibus movidos a energias renováveis, com foco principalmente no gás natural como caminho para a eletrificação. O Tector 16-210 NG foi o pioneiro, tornando-se o primeiro caminhão a gás natural comprimido homologado e fabricado na Argentina. Em seguida, foi a vez da IVECO BUS, que apresentou o chassi 170G21 e anunciou sua fabricação em Córdoba. Recentemente, a marca apresentou o S-Way 460 NG 6x2, o pesado IVECO que se tornará um dos primeiros caminhões da gama a gás natural na região.

"Um pilar fundamental no trabalho das nossas marcas é a proximidade com o cliente. Isso nos permite conhecer em primeira mão suas necessidades e trabalhar para a fabricação de produtos de acordo com as exigências de seus negócios", acrescenta Marcio Querichelli, referindo-se não apenas aos desenvolvimentos locais, mas também no início dos primeiros testes, com clientes na região, da eDaily, a campeã de vendas IVECO, em sua versão elétrica.

Produção responsável para um futuro sustentável

A atuação nas plantas de Sete Lagoas (Minas Gerais) e Córdoba (Argentina) é focada na abordagem ecologicamente correta dos resíduos, por meio da reciclagem e do reúso de materiais. Para isso, a empresa optou por fazer uma mudança de paradigma nas formas de produção, substituindo o modelo linear (extração, produção, consumo e descarte) por um modelo circular onde os resíduos são convertidos em recursos por meio da metodologia 5R: rejeitar, reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar.

No Brasil, 100% dos resíduos foram reciclados em 2023, índice histórico na empresa. Na Argentina, a Ilha Ecológica, localizada na fábrica da IVECO, alcança novas metas, mês a mês, tendo reciclado até o momento mais de 6.400 toneladas de madeira, mais de 770 toneladas de aço e 245 toneladas de plástico. Ao mesmo tempo, são recuperados materiais para a produção de gavetas e peças produtivas (fixas e móveis) em sua carpintaria interna e os recursos são transformados em brinquedos, kits escolares, ecobricks, etc., entre outras atividades de compostagem e arborização.

Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group para a América Latina, acrescenta que "o compromisso de cada um dos nossos colaboradores com uma produção mais sustentável é fundamental. Valorizamos muito o trabalho e, principalmente, as ideias de cada um para continuarmos realizando projetos comunitários sustentáveis e cumprindo nossos objetivos diários como empresa comprometida com a construção de um ambiente mais saudável e sustentável".

Iveco Group N.V. (EXM: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, transporte de massa e premium de ônibus; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de pedreira e construção em grande escala; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome no setor; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que dá suporte a todos eles. O Iveco Group emprega mais de 35 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.500 colaboradores. Mais informações em www.ivecogroup.com

Contatos para imprensa:

Jorge Görgen – +55 (11) 98336-8241