21/05/2024

FPT INDUSTRIAL NA ACT EXPO COM SUAS SOLUÇÕES ELÉTRICAS SUSTENTÁVEIS E INOVADORAS

Turim, Itália, 21 de maio de 2024

A FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de powertrain de baixo impacto ambiental, estará presente na ACT Expo 2024, a maior feira de tecnologia avançada para veículos comerciais do mundo, em Las Vegas (Nevada, EUA), de 20 a 23 de maio de 2024.

No seu estande (booth #3759, West Hall), a marca vai colocar em prática a sua abordagem flexível para a transição energética apresentando soluções ePowertrain e sistemas de propulsão ICE multicombustíveis. Alinhada e coerente com a sua abordagem abrangente em direção à neutralidade de carbono, a FPT Industrial compensará as emissões geradas pelo seu estande na ACT Expo. Todos os fatores e ações envolvidos na construção, desmontagem, alimentação e transporte do estande serão levados em consideração, e a pegada de carbono total será compensada através da compra de créditos de carbono certificados.

Os visitantes podem, realmente, ver de perto o eAxle eAX375 6x4, uma novidade para o mercado norte-americano e o primeiro modelo da 2ª geração de eAxles, e eAX840-R da FPT Industrial, o primeiro eAxle HDT do mercado, e a Central Drive eCD140 para LCV, bem como o novo XC13, o primeiro motor multicombustível de base única da FPT Industrial, apresentado com seus três diferentes cabeçotes de motor, para versões diesel, gás natural e hidrogênio.

“Participando da ACT Expo 2024, mostramos à indústria de veículos nossa capacidade multifacetada de fornecer soluções eficientes, viáveis e testadas, independentemente da tecnologia e do combustível,” afirma Daniele Pozzo, Diretor de Marketing e Portfólio de Produtos. “Este evento é uma grande oportunidade para nos conectarmos com as principais partes interessadas, explorar novas oportunidades de negócios e mostrar nosso compromisso com soluções de transporte sustentáveis.”

eAX375-R - UMA SOLUÇÃO EFICIENTE E DE ALTO DESEMPENHO PARA APLICAÇÕES MÉDIAS E PESADAS

Estreando na América do Norte e marcando o início da 2ª geração de eAxles da FPT Industrial, o eixo elétrico integrado eAX375-R é ideal para veículos médios 4x2 de até 29 toneladas de peso bruto e veículos pesados 6x4 de até 49 toneladas de peso bruto combinado. Graças à engrenagem multivelocidade, o eAX375-R proporciona elevado desempenho e eficiência excepcional.

O projeto desenvolvido pela equipe da FPT Industrial, como a extremidade aparafusada da roda , permite que o eixo elétrico seja escalável e extremamente adaptável para atender a diferentes exigências do sistema de propulsão. É assim que o know-how da Marca apoia as necessidades diárias dos clientes. Até 30.000 Nm / 22.000 lb-ft de torque nas rodas e durabilidade de até 1,6 milhões de km (dependendo da missão do cliente) garantem a sustentabilidade e proporcionam desempenho, ao longo do tempo.

Especificações técnicas do eAX375-R

Layout:                        Design compacto e leve

Nº.de motores elétricos: 1

Eficiência do sistema: > 92%

Nº velocidades: 2

Peso bruto do veículo [toneladas]: Até 29 (64.000 lbs) médio | 49 (108.000 lbs) de peso

Peso bruto do eixo [toneladas]:                     Até 13

Tensão [V]: 800

Potência de pico [kW]: 375

Torque de pico da roda [Nm]: 30.000 (22.000 lbs/ft)

Peso [kg]: 600 (1.300lbs sem freios e extremidade das rodas)

Durabilidade 1.600,000 km (ou 1 milhão de milhas)

eAX840-R - EIXO ELÉTRICO BIMOTOR DE VELOCIDADE ÚNICA

A FPT Industrial introduziu este eixo originalmente desenvolvido para o caminhão NIKOLA Tre, nos Estados Unidos, e depois o adaptou para atender às necessidades específicas dos mercados europeus. Como o primeiro HDT eAxle do mercado, foi projetado para veículos pesados com várias relações de transmissão disponíveis. O eAX840-R é uma solução inovadora no mercado de caminhões elétricos, porque oferece uma combinação única de eficiência, desempenho e facilidade de integração Seu design com uma única velocidade elimina a necessidade de uma unidade de controle de transmissão (TCU), simplificando o sistema geral e reduzindo o tempo de desenvolvimento. Isso permitiu que FPT Industrial colocasse o eAX840-R no mercado em apenas dois anos, a partir da fase de conceito.

Especificações técnicas do eAxle eAX840

Aplicação             em veículos HD de até 44 toneladas de peso bruto

Nº.de motores elétricos: 2

Eficiência do sistema: > 92%

Nº velocidades: 1

Peso bruto do veículo [toneladas]: Até 44 toneladas (97 lbs)

Peso bruto do eixo [toneladas]:                     Até 13

Tensão [V]: 800

Potência de pico [kW]: 840

Torque de pico da roda [Nm]: 45.000 (33.000 lbs/ft)

Peso [kg]: 1.360 (3.000 lbs

Disponível com relação de transmissão 25 ou 21.5

Durabilidade Até 1.200k km (745.000 mi)

eCD140 - INTEGRA SISTEMA DE ACIONAMENTO ELÉTRICO EM VEÍCULOS CONVENCIONAIS EXISTENTES

A Central Drive eCD140 da FPT Industrial para aplicações comerciais leves é uma solução compacta e completa para integrar sistemas de acionamento elétrico em veículos convencionais existentes com peso bruto de até 8 toneladas. A equipe da FPT Industrial projetou um sistema de acionamento central simples e integrado para garantir uma implementação fácil em plataformas existentes, e otimizou o espaço disponível para a instalação de pacotes de baterias.

Para aplicações de tração traseira, como acontece com todos os produtos da FPT Industrial, a eCD140 é extremamente durável, eficiente e confiável (até 350.000 km/220.000 mi, com abastecimento de óleo que dura ao longo da vida útil do produto, dependendo da missão do cliente).

Especificações Técnicas da eCD140

Nº.de motores elétricos: 1

Eficiência do sistema: > 93%

Nº velocidades: 1

Peso bruto do veículo [toneladas]: Até 8 toneladas (18 lbs)

Potência de pico [kW]: 140

Torque de pico da roda [Nm]: 1.600 (1.200 lbs/ft)

Peso [kg]: 117 (257 lbs)

Durabilidade Até 250.000k km (155.000 mi)

Sistema de bloqueio de estacionamento: Sim - 30% máx. em. declive

A FPT Industrial é um dos principais players globais no setor de sistemas de propulsão elétrica e projeta, desenvolve e fabrica uma linha ampla e diferenciada de produtos com zero emissões. Inaugurada em outubro de 2022, a fábrica ePowertrain da marca é totalmente dedicada à produção de eixos elétricos para veículos comerciais leves e pesados, central drives e à montagem de pacotes de baterias para LCVs e ônibus.

Soluções integradas e compactas para carros esportivos de alto desempenho, como o Maserati GranTurismo Folgore 100% elétrico, de 300 kW a mais de 600 kW também fazem parte dos produtos inovadores da fábrica ePowertrain.

O portfólio ePowertrain da FPT Industrial também inclui sistemas de armazenamento de energia com capacidade nominal de 37 kWh a 69 kWh, modulares e configuráveis em soluções multi-pack de 4 a 9 pacotes, e ideais para qualquer aplicação on-road e off-road. Validados de acordo com os mais rigorosos padrões de aplicação, esses pacotes de baterias são totalmente personalizáveis graças à flexibilidade do sistema proprietário de gerenciamento de bateria.

Com uma área total de 15.000 m², a fábrica de ePowertrain possui três linhas de produção paralelas dedicadas à montagem de baterias, produção de e-Axles e central drives para veículos comerciais leves e produção de e-Axles para HCVs, respectivamente. Em plena capacidade, a fábrica de ePowertrain produz mais de 1,5 GWh de baterias e 50.000 transmissões eletrificados por ano.

XC13 MULTICOMBUSTÍVEL (DIESEL, GÁS NATURAL E HIDROGÊNIO) – AMPLIA A SUSTENTABILIDADE E A CAPACIDADE DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Apresentado na última feira IAA e instalado no novo IVECO S-Way MY24, o XC13 é o primeiro motor multicombustível de base única da FPT Industrial. Do diesel e gás natural (incluindo biometano) ao hidrogénio e combustíveis renovável, esse motor base foi projetado e desenvolvido com várias versões para permitir a máxima padronização dos componentes e impacto mínimo, para facilitar a instalação no veículo. O novo motor se posiciona como o principal elemento para atingir a meta de emissões de CO2 em toda a frota, para 2025, o programa de descarbonização mais relevante para o grupo. Um passo importante no caminho da descarbonização do ICE, o XC13 garante um TCO reduzido, juntamente com o melhor desempenho e potência de frenagem da categoria, graças ao novo sistema de trem de válvulas e à considerável redução de peso ,obtida com o novo bloco de cilindros e cabeça de cilindro mais leves (-10% para ambas as aplicações). A versão diesel oferece até 600 cv e 2.850 Nm/2.150 lb-ft, resultando em +14% de torque e +5% de potência, em comparação com o C13 anterior. A versão metano oferece até 520 cv e 2.500 Nm/1.840 lb-ft, resultando em +25% de torque e +13% de potência, em comparação com o C13 NG anterior. A redução das emissões de CO2 é de -9% para a unidade diesel e -10% para a unidade metano, mas pode atingir -100% quando alimentada por biometano. Apenas uma semana após o lançamento,em colaboração com PRINOTH, estreou em Vipiteno, Itália, uma versão do limpa-neve LEITWOLF movido a hidrogénio de zero emissão de CO2, com 460 cv e 2.000 Nm / 1475 lb-ft de torque. Estreou na Agritechnica 2023, o motor off-road XC13 de 520 cv movido a hidrogênio , fundamental para acelerar os esforços de descarbonização industrial.

Especificações técnicas do XC13 multicombustível – Versão Diesel

Cilindrada do motor: 12,9 L

Disposição dos cilindros: 6 em linha

Potência máxima: 600 cv (442 kW)

Torque máximo: 2.100 lb-ft (2.850 Nm)

Durabilidade até 1 milhão de milhas (1,6 milhões de km)

Potência de frenagem: até 720 cv (530 kW)

Peso: 2.240 lb (1.018 kg)

Nível de emissão: Euro VI Step E

Versão Hidrogênio/Gás Natural

Potência máxima: 520 cv (382 kW)

Torque máximo: 1.840 lb-ft (2.500 Nm)

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, visite: www.fptindustrial.com .

Contatos com a mídia:

Daniele Pozzo, + 39 3383187516