19 de julho 2023

IVECO segue crescendo, apesar de cenário econômico desafiador

• Em junho, marca registrou a melhor participação de mercado da sua história em um único mês, 13%
  • No primeiro semestre, montadora alcançou 10,3% de market share

A IVECO, marca do Iveco Group, divulgou os resultados alcançados no primeiro semestre, quando alcançou 10,3% de market share com destaque para o mês de junho, quando registrou participação de mercado de 13%, o melhor desempenho de sua história no Brasil. Os resultados foram alcançados dentro de um cenário desafiador enfrentado pelo segmento de transporte de cargas, fortemente impactado pela alta taxa de juros, baixa disponibilidade de crédito e entrada em vigor da fase de emissões Proconve P8 (também conhecida como Euro VI).

"O Brasil é um mercado de extrema importância para a IVECO. Tivemos um primeiro semestre extremamente complexo. A combinação dos produtos Euro VI, de custo mais alto, com a elevada taxa de juros e baixa disponibilidade de crédito acabou por travar o mercado de caminhões e segue sendo motivo de grande preocupação. Ainda assim, conseguimos mostrar resiliência e alcançar um resultado expressivo graças ao trabalho dos colaboradores, fornecedores e da nossa rede de concessionários", destaca Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

"Estamos investindo sempre. Trabalhamos em busca de novos caminhos para o transporte e continuamos fazendo a nossa parte. Acreditamos na redução da taxa Selic para os próximos meses. O Finame, linha de financiamento que no passado foi mecanismo propulsor das vendas de veículos comerciais pesados, pode voltar a ter um papel importante no setor. A intenção é que a linha do BNDES, aliada ao programa de renovação, ajude a destravar as vendas do segmento. Acreditamos muito no potencial do país e seguimos forte na missão de proporcionar o melhor TCO do mercado para os clientes", afirmou Querichelli.

Destaques para a linha Tector e o novo S-Way

No segmento de veículos médios e semipesados, abrangendo modelos de 9 a 32 toneladas, a IVECO apresentou um crescimento expressivo no primeiro semestre: a linha Tector teve um incremento de 3p.p, de market share no segmento de caminhões médios.

No segmento de pesados, após o lançamento do S-Way, a IVECO tem conquistado cada vez mais novos clientes. O “bruto” é o caminhão 100% conectado da marca, oferecendo novas tecnologias, conforto e alta eficiência de consumo de combustível. A empresa comercializou todas as 1.000 primeiras unidades produzidas em Sete Lagoas.

Outro ponto importante é foco total no cliente que a IVECO segue colocando nos negócios. A montadora acredita que a proximidade com os clientes é fundamental para entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Por isso, a montadora investe em iniciativas como o IVECO ON, uma plataforma digital que facilita a comunicação e o suporte aos clientes, e a expansão da linha NEXPRO, que oferece uma diversidade de componentes e acessórios originais destinadas a veículos da marca com mais de seis anos, com custos altamente competitivos.

Essas ações visam proporcionar uma experiência única no relacionamento entre cliente e marca, garantindo que suas demandas sejam atendidas de forma eficiente e satisfatória. O reflexo disso foi o crescimento sólido nas vendas totais de peças de 16,6%, com destaque para o aumento de 15,7% nas peças genuínas e de 68,6% na linha NEXPRO.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO: www.iveco.com.br

Assessor de Imprensa – IVECO

Marcelo Fonseca – marcelo.fonseca@redecomunicacao.com