22-DEZ-2022

IVECO está pronta para abraçar um novo desafio na 45ª edição do Rally Dakar 2023

Os caminhões da IVECO já estão esquentando os motores para a competição mais radical do mundo. A montadora, marca do Iveco Group, participará, mais uma vez, do histórico Rally Dakar com quatro veículos e duas novas equipes: a Boss Machinery Team de Rooy IVECO e a Eurol Team de Rooy IVECO. O evento acontece entre 31 de dezembro e 15 de janeiro de 2023, na Arábia Saudita. A 45ª edição terá 365 veículos e um novo percurso de extrema resistência.

As duas equipes da marca disputarão a competição com os brutos caminhões IVECO Powerstar equipados com os motores Cursor 13, com até 1.000 cv, projetados especialmente pela FPT Industrial – marca do Iveco Group e líder global de powertrain - com as últimas atualizações em configuração de suspensão e sistemas de inflação de pneus.

Os competidores percorrerão mais de 8.500 km de terrenos desafiadores. O trajeto será iniciado no Mar Vermelho e terminará em Damman, no lado oposto da Península Arábica. O nível de dificuldade colocará à prova os pilotos. Serão cerca de 5.000 km especiais no prólogo e outras 14 etapas, que incluem uma incursão de quatro dias por dunas e uma etapa de “maratona”, na qual as equipes competem sem assistência.

“Mal podemos esperar para ver nossos caminhões IVECO Powerstar mostrarem do que são capazes naquele que será o mais difícil dos ralis Dakar da Arábia Saudita. Nossas equipes se destacam por sua poderosa mistura de experiência e talento jovem, com pilotos que compartilham fome de competir e determinação para levar seus veículos e si mesmos ao limite. Juntando-se aos nossos comprovados caminhões IVECO Powerstar de alto desempenho, somos uma combinação vencedora e estamos ansiosos para enfrentar o desafio”, diz Fabio Santiago, diretor de Marketing e Gestão de Produto da Unidade de Negócios de Caminhões IVECO.

Eurol Team de Rooy IVECO

Mitchel van den Brink estreou nas corridas com apenas 16 anos – quando se juntou ao pai, Martin, como mecânico/navegador no Dakar 2019 – , o mais jovem a participar de uma corrida de ralis. Ele competirá em um IVECO Powerstar, veículo nº 511, com o navegador Moises Torrallardona e o mecânico Jarno Van De Pol.

Já Martin van den Brink, uma lenda do Dakar desde 2009, vai participar com o navegador Rijk Mouw e o mecânico Erik Kofman. Tendo terminado o Dakar 2021 na 8ª posição, vai competir aos comandos de um IVECO Powerstar, veículo #506, ambicionando uma finalização ainda melhor.

Boss Machinery Team de Rooy IVECO

Janus van Kasteren jr é piloto de rali e vai disputar o Dakar pela quarta vez ao volante de um IVECO Powerstar, veículo #502, com o navegador Marcel Snijders e o mecânico Darek Rodewald. Ele terá como objetivo capitalizar a experiência adquirida nas edições anteriores e melhorar o 6º lugar alcançado na edição de 2020.

Vick Versteijnen, da Holanda, estreou no Rally Dakar em 2015, e vai competir num IVECO Powerstar, veículo #504, com o navegador Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector, S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO:  www.iveco.com.br