13 de julho de 2023 - Brasil

Caminhão automatizado desenvolvido pela IVECO e pela Plus já circula em testes na Alemanha

Avaliações abrem caminho para a produção do IVECO S-Way, que conta com a tecnologia PlusDrive

 

 

A IVECO, marca do Iveco Group, e a Plus anunciaram que o caminhão S-Way, equipado com o PlusDrive, solução avançada da Plus de assistência ao condutor com base em sua plataforma aberta de autonomia, começou a circular na Alemanha. O marco histórico segue um processo rigoroso de testes e validação que inclui avaliações em circuito fechado, validação de dados já coletados sobre as vias públicas e treinamento abrangente para pilotos de teste sobre os recursos de segurança avançados do caminhão. Além disso, a TÜV SÜD, especializada em ensaios técnicos de certificação, avaliou a segurança funcional para testes em operação. A coleta de dados durante essa fase importante preparará o caminhão automatizado com condutor para a produção futura.

“Ao tornar a condução de caminhões mais segura, fácil e sustentável, a nova geração de tecnologias avançadas de segurança preditiva gerada por inteligência artificial, como o PlusDrive, ajudará a reduzir acidentes, irá melhorar a economia de combustível e aumentar a permanência de condutores. Estamos empolgados em iniciar essa nova fase de parceria com a Plus, bem como demonstrar o crescente avanço do S-Way com o PlusDrive por meio de testes em vias públicas e operações comerciais”, afirmou Marco Liccardo, Diretor de tecnologia e soluções digitais do Iveco Group.

Com um avançado software de direção autônoma gerada por inteligência artificial, sensores potentes, radares e câmeras, o PlusDrive proporciona aos motoristas um conhecimento avançado do que acontece ao redor do veículo. Os testes em vias públicas continuarão na Alemanha nos próximos meses e serão expandidos para a Áustria, França, Itália e Suíça. Assim, será possível coletar dados concretos sobre as diversas rodovias e condições de direção pela região. Os testes também demonstrarão que o PlusDrive pode dar conta de manobras controladas pelo condutor com segurança e de modo automático, como centralização na pista, curvas, estreitamento de pistas, mudanças de pista feitas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema, assistência durante engarrafamentos e sinalizações.

 Shawn Kerrigan, Diretor operacional e Cofundador da Plus, declarou: “Temos orgulho do trabalho que as equipes da IVECO e da Plus dedicaram aos testes para chegar a essa solução inovadora de condução em vias públicas. Algumas das maiores frotas no mundo já usam o PlusDrive para fazer frete comercial. Quanto mais cedo pudermos disponibilizar este produto comercial para mais frotas, maior será a nossa diferença.”

 Para ver o IVECO S-Way rodando com a tecnologia PlusDrive, assista a este vídeo:

https://youtu.be/JN-fJfGbNHI

 

 IVECO

 IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

 

Para mais informações sobre a IVECO: www.iveco.com.br

 

Sobre a Plus

A Plus é uma fornecedora internacional de veículos altamente automatizados e soluções para direção completamente automatizada com sede no Vale do Silício, Califórnia, nos EUA. Foi reconhecida pela Forbes como uma das empresas na lista America’s Best Startup Employers e pela Fast Company na World’s Most Innovative Companies. A plataforma tecnológica de livre autonomia da empresa já faz parte de veículos em uso comercial hoje em dia. Ao trabalhar com as principais fabricantes de veículos, frotas e outras empresas de tecnologias do mundo todo, a Plus está ajudando a tornar a condução de veículos mais segura, confortável e sustentável. A Plus já recebeu vários prêmios e distinções no setor, incluindo da Fast Company, Forbes, Insider, Consumer Electronics Show, AUVSI entre outras, pelas tecnologias transformadoras e dinâmica empresarial que tem.

Para ver mais informações, acesse www.plus.ai ou siga-nos no LinkedIn ou no YouTube.