18/12/2023

Programa social apoiado pelo Iveco Group beneficia quase 900 pessoas em 2023

Um conhecido provérbio africano diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, demonstrando a importância do envolvimento coletivo para a formação humana. É exatamente ancorado nessa premissa, de envolver a comunidade na construção de valores, atitudes e responsabilidades, que o Programa Próximo Passo, apoiado pelo Iveco Group, atua. Ao longo de 2023, quase 900 pessoas, de crianças a idosos, foram beneficiadas pelas ações promovidas em Sete Lagoas (MG), município onde está localizado o Complexo Industrial das marcas IVECO, FPT Industrial e IDV.

Implantado no município mineiro em 2007, o Próximo Passo promove ações de curto e longo prazo em benefício da comunidade local. Todas as atividades desenvolvidas – laboratório de informática, ações de fomento à arte, desenvolvimento de habilidades como leitura, escrita e engajamento sobre questões ambientais, dentre outras – respondem a um plano de desenvolvimento comunitário e envolvem vivências, capacitações, palestras, encontros e oficinas. Dentre os beneficiários estão crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Fortalecimento da cidadania

Gerente de Sustentabilidade do Iveco Group para a América Latina, Lucilene Carvalho reforça a importância das atividades oferecidas e a longevidade do programa, que completou 27 anos em 2023, quando alcançou quase 900 pessoas. “Fazer a diferença nas localidades onde atuamos, promovendo ações de fortalecimento da cidadania e de incentivo a atitudes mais sustentáveis, é um valor do Iveco Group, que tem como uma das prioridades estratégicas a inclusão e o engajamento, tanto em nossas fábricas e escritórios quanto nas comunidades”, afirma.

Em 2023, uma das atividades de maior alcance foi o Projeto Avivar, cujo público-alvo são crianças e adolescentes. Ao todo, 226 pessoas participaram das aulas de teatro e musicalização e de ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como autocontrole, empatia e interação social. O último ciclo do projeto, que tem duração de 1 ano, recebeu aporte direto do Iveco Group e será concluído em julho de 2024.

Outro projeto de grande sucesso na Comunidade Cidade de Deus, onde está a sede do Próximo Passo, e que também envolveu moradores de outros bairros e conjuntos habitacionais vizinhos, foi o Reconectar, que reuniu 120 beneficiários – crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Encerrada em julho, a ação ajudou a combater a evasão escolar a partir de aulas de português, matemática e de formação humana, por meio de metodologias de aprendizagem, envolvendo oficinas dinâmicas e lúdicas.

Projetos executados pelo Próximo Passo em 2023:

Reconectar

Público-alvo: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos

Beneficiários: 120 pessoas

Atividades: aulas de português, matemática e formação humana

Despertar

Público-alvo: adolescentes e jovens de 15 a 21 anos e idosos

Beneficiários: 60 pessoas

Atividades: laboratório de informática, alfabetização de idosos e feira de profissões

Avivar

Público-alvo: crianças e adolescentes

Beneficiários: 226 pessoas (em cada um dos dois ciclos)