29/09/2023

Integrantes do Conexões de Vida 60+ participam do 33º Festival de Folclore de Jequitibá

Passeio promoveu contato de idosos com manifestações culturais e artísticas da região Central de Minas Gerais: universo de cores, sons e histórias

Programa Próximo Passo, apoiado pelo Iveco Group, fortalece a cidadania e a sustentabilidade nas comunidades vizinhas ao Complexo Industrial de Sete Lagoas

Sete Lagoas, 29 de setembro de 2023

Como parte do projeto Conexões de Vida 60+ do Programa Próximo Passo, que promove o desenvolvimento humano integral em Sete Lagoas (MG), sede das fábricas da IVECO, FPT Industrial e IDV, no Brasil, um grupo de idosos participou do 33º Festival de Folclore de Jequitibá, tradicional evento de tradições e heranças realizado no município considerado “Capital Mineira do Folclore”. As apresentações de danças e músicas tradicionais possibilitaram um verdadeiro encontro dos idosos com as manifestações culturais e artísticas da região Central de Minas Gerais.

O passeio contou com a presença de cerca de 50 idosos, moradores dos bairros Cidade de Deus, Dona Sílvia e Santa Felicidade, em uma imersão a um universo de cores, sons e histórias, onde lendas, mitos e costumes ancestrais se misturaram para criar um quadro vívido da identidade do povo local.

Alvair Pinto da Costa, que foi ao passeio com a esposa, Cláudia Morais da Costa, conta que a experiência o ajudou a reviver memórias do passado em Pedro Leopoldo. “Quando era jovem, participava do congado com meu pai. Viajávamos bastante naquela época e foi muito bom viver esse clima no Festival em Jequitibá”. Alvair fez questão de registrar o momento em imagens. “Também gostamos muito do teatro. Muita gente prestigiou o evento. Foi a primeira vez que participamos ”, conta.

Eudson Almeida, supervisor de projetos da CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana), responsável pela gestão do projeto, aponta que os passeios são uma das propostas de atividades transversais, relacionadas ao caráter artístico e cultural das pessoas atendidas. “Este encontros são uma importante ferramenta de socialização para os idosos, promovendo momentos de integração e compartilhamento de vivências”, pontua.

Gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, Lucilene Carvalho destaca que a responsabilidade social sempre esteve em pauta na empresa. Segundo ela, passeios como este são uma oportunidade de aprendizado, integração e vivência para as pessoas. “Por isso, nos envolvemos em projetos de sustentabilidade, meio ambiente e cuidado com o próximo. Com o Próximo Passo, fortalecemos a cidadania nas comunidades vizinhas ao nosso Complexo Industrial, em Sete Lagoas”, ressalta.

Projeto Conexões de Vida 60+

Ao longo de 2 anos, o Conexões de Vida 60+ propõe quatro áreas de atuação: Habilidades Socioemocionais (com oficinas cultural de musicalização e esportiva, ioga arte terapia, vivência teatral/pintura/culinária artesanal), Protagonismo Cidadão (mentorias Plano de Vida, Oficina Lidera, que objetiva mobilizar e engajar idosos na participação dos processos territoriais), Meio Ambiente e Sociedade (compostagem, cultivo de horta e gincana ambiental) e Atividades Transversais (meditação, passeios de integração, oficinas intergeracionais e evento de encerramento). O projeto contribui para o bem-estar dos atendidos, estimulando a vida social, esportiva e cultural e oportunizando a diversão, a interação e o desenvolvimento em todas as relações que estabelecem.

As atividades são executadas na sede do Programa Próximo Passo, localizada na Avenida Prefeito Euro Andrade, 1.060, Cidade de Deus, Sete Lagoas (MG).

Iveco Group N.V. (EXM: IVG): lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As oito marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, transporte de massa e premium de ônibus; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de pedreira e construção em grande escala; MAGIRUS, o fabricante de equipamentos e veículos de combate a incêndios de renome no setor; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que dá suporte a todos eles. O Iveco Group emprega mais de 35 mil pessoas em todo o mundo e possui 20 unidades industriais e 29 centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Na América Latina, está presente no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reúne aproximadamente 4.500 colaboradores. Mais informações em www.ivecogroup.com

Contatos para imprensa:

Jorge Görgen – +55 (11) 98336-8241