7/6/2023

IVECO BUS revela a nova geração da sua linha E-WAY

A IVECO BUS abre o caminho para a mudança rumo à mobilidade sem carbono e revela as novidades no desenvolvimento em sua linha E-WAY 100% elétrica, projetada para atender aos requisitos das missões nas cidades mais exigentes da Europa.

• Ainda mais modularidade e flexibilidade no armazenamento da energia para todos os modelos.

• Agora o carregamento na estação de carga também é oferecido nas versões articuladas.

A eletromobilidade está no DNA da IVECO BUS, com mais de 20 anos de experiência abrindo caminho para gerações de trólebus, ônibus híbridos e ônibus elétricos a bateria. Desde o seu lançamento, a linha de eletromobilidade E-WAY tem se mostrado altamente confiável e eficiente. Cerca de 1.000 unidades estão atualmente em serviço em diversos países europeus, tendo percorrido mais de 55.000.000 km.

A IVECO BUS é implacável em desenvolver sua linha E-WAY para oferecer sempre aos clientes o que há de melhor em eletromobilidade: esta nova geração é seu passo mais recente no caminho rumo à mobilidade sem carbono.

A nova geração do E-WAY

Uma das principais novidades introduzidas nos modelos E-WAY, apresentados durante o evento Feel the BLUE pulse, na França, é a evolução do armazenamento da energia e o conceito modular. Com 5 a 9 baterias, dependendo do modelo do veículo, ele atenderá aos requisitos mais exigentes dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. A FPT fabricou essa nova tecnologia de bateria NMC, cuja capacidade individual atinge 69,3 kWh, especificamente para a IVECO BUS.

Com essa tecnologia exclusiva, agora a IVECO BUS pode oferecer o carregamento durante a noite na estação de carga na versão articulada do E-WAY. A capacidade estendida da bateria permitirá um alcance de até 400 km, de acordo com as condições da operação.

A disponibilidade dessas novas baterias, distribuídas entre o teto e o compartimento traseiro, será gradualmente estendida para todos os modelos:

• Os midibuses E-WAY terão uma capacidade de energia de 346 kWh com 5 baterias na versão de 9,5 m de comprimento, ou 416 kWh com 6 baterias na versão de 10,7 m de comprimento. O carregamento será feito na estação de carga pelo soquete Combo 2 CSS.

• Os E-WAYs de 12 metros de comprimento estão disponíveis com dois modos de carregamento, de acordo com as missões: na estação de carga pelo soquete Combo 2 CSS ou por oportunidade via pantógrafo descendente ou ascendente. Uma combinação de 5 a 7 baterias para uma capacidade total de 346, 416 ou 485 kWh otimizará o desempenho do ônibus.

• As versões articuladas aceitarão o carregamento nas estações de carga pelo plugue Combo 2 CSS e por oportunidade com pantógrafo descendente ou ascendente e oferecerão as opções de 6 a 9 baterias para 416, 485, 554 ou 624 kWh.

• Os modelos de 12 e 18 m ainda estarão disponíveis nas versões BRT (transporte rápido por ônibus), denominado LINIUM.

O E-WAY será agora equipado com o novo motor elétrico SIEMENS Elfa III que fornece 185 kW de potência máxima (3.000 Nm) para as versões de 9,5, 10,7 e 12 m de comprimento, e o motor elétrico de 330 kW (5.000 Nm) para a versão articulada de 18 m, além de um novo eixo dianteiro de 8,2 toneladas.

Os veículos E-WAY da nova geração também apresentam uma nova proteção de bateria no teto, com um design de telha que oferece fácil acesso às baterias. Isso resulta na vantagem de uma altura inferior a 3.300 mm.

Para conforto térmico, a nova geração do E-WAY também oferecerá uma bomba de calor de CO2 com sistema de distribuição de ar aprimorado.

Em comparação com a geração anterior de modelos E-WAY, essas novas características tecnológicas e as novas baterias, que fornecem a maior densidade de energia (180 Wh/kg) do mercado e a maior capacidade instalada de bateria, permitem otimizar o equilíbrio entre a capacidade de passageiros e a energia a bordo oferecida.

As entregas da nova geração do E-WAY começarão no segundo semestre de 2024 na Europa, com os modelos de 12 m de comprimento.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações, entre em contato:

Assessor de Imprensa – IVECO BUS

Bruno Freitas – Rede Comunicação de Resultado