31/5/2023

EQUIPE USUAL RACING VISITA SEDE DA FPT INDUSTRIAL EM TURIM E ACOMPANHA ABERTURA DO EUROPEAN TRUCK RACING CHAMPIONSHIP

Indo além dos boxes, FPT Industrial mantém desenvolvimento integrado com time de pilotos da temporada 2023 da Copa Truck

Imersão na Europa proporcionou troca de conhecimento, experiências e tecnologia

31 de maio de 2023

Em uma imersão no universo FPT Industrial, a Usual Racing, uma das equipes apoiadas pela marca do Iveco Group na temporada 2023 da Copa Truck, visitou a sede de Turim, na Itália, conhecendo as inovações da nova fábrica de ePowertrain, e acompanhou a etapa de abertura do European Truck Racing Championship, nos dias 20 e 21 de maio, no autódromo de Misano, em Rimini. Participaram da agenda os pilotos Wellington Cirino e Djalma Pivetta, recepcionados por Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Sempre ativa em competições ao redor do mundo, a FPT Industrial acelera quatro caminhões IVECO S-Way na maior competição de caminhões no Brasil. A marca equipa os pesados com o motor Cursor 13 Common Rail, última geração com tecnologia Euro VI especialmente preparada para a competição. A próxima corrida terá rodada dupla neste fim de semana no autódromo de Londrina (PR), depois de casa cheia em Interlagos, com grande expectativa dos pilotos da equipe de Laranjal Paulista (SP).

A agenda na Europa serviu para os competidores entenderem de perto e na prática novas tecnologias em powertrain e o início do campeonato europeu, promovido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entendendo as diferenças e equipamentos, proporcionando muita troca de conhecimento, experiências e tecnologia.

“Foi uma experiência única conhecer a sede da FPT Industrial e a disputa de caminhões na Europa, o que vai nos ajudar muito no desenvolvimento dos motores no Brasil. O avanço com certeza virá etapa a etapa. Fomos muito bem recebidos”, afirma Wellington Cirino, que espera fechar a corrida em Londrina no top 5.

Para Djalma Pivetta, a visita agregou bastante tecnologia e a visão que os pilotos tem sobre a FPT Industrial. “Enxergamos muitas oportunidades futuras e de desenvolvimento para a nossa equipe na Copa Truck”, comenta. “Conversamos bastante com nossos colegas que disputam o campeonato europeu e o resultado foi interessante”.

A linha ePowertrain da FPT Industrial é produzida em uma nova fábrica inaugurada em 18 de outubro de 2022. O novo local é totalmente dedicado à produção de eixos elétricos para veículos comerciais pesados, Central Drives e montagem de packs de baterias para LCVs, miniônibus e ônibus. É também a primeira planta neutra em carbono do Iveco Group, atingindo as metas de sustentabilidade ao compensar 100% as emissões de CO2 com a compra de energia de fontes renováveis e créditos de carbono. Além disso, a fábrica gera sua própria energia com painéis solares na fachada e através de tecnologias inovadoras, como a minitorre de vento e a “Smart Flower” - painéis fotovoltaicos instalados em uma base rotativa para acompanhar o movimento do sol.

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO: ALÉM DOS BOXES

Indo além dos treinos nas pistas, simulações e testes feitos no Brasil, a imersão dos pilotos com o universo FPT Industrial completa o desenvolvimento integrado com as equipes da temporada 2023. “Essa proximidade vai muito além do suporte nos boxes. Estamos sempre lado a lado dos pilotos, buscando aperfeiçoar o rendimento do motor, para alcançar o melhor desempenho nas pistas”, explica Edinilson Almeida.

A Copa Truck é ainda um valioso campo de provas para desenvolver e atestar as tecnologias da FPT Industrial que garantem a eficiência e a robustez dos caminhões IVECO na cidade, no campo e nas estradas do Brasil. “O campeonato atesta nossos produtos para o dia a dia, seja qual for o uso e a aplicação”, reforça Almeida.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em powertrains industriais e soluções. Para mais informações, visite: www.fptindustrial.com.

Informações para imprensa:

Bruno Freitas – Rede Comunicação de Resultado

Tel.: +55 (31) 9 9132-7142

E-mail: bruno.freitas@redecomunicacao.com