10-NOV-2022

Melhor pesado já desenvolvido pela IVECO, S-Way ganha versão a gás com foco na sustentabilidade e na rentabilidade do operador

Este ano tem sido especial para a IVECO por conta do lançamento do S-Way, que carrega a chancela de ‘melhor pesado da marca já fabricado no Brasil’ e se destaca no segmento com alta tecnologia, conectividade e conforto. Além dessas características, o operador rodoviário, que transporta grãos, carga frigorificada e cargas em geral, entende a necessidade de promover um transporte mais verde por meio da utilização de combustíveis alternativos. O S-Way 460 NG 6x2,  movido a gás, natural e biometano, que será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG), chega para suprir essa demanda com o melhor conjunto do Brasil nesse nicho de mercado.

Reunindo todos os requisitos que o posicionam como a melhor escolha de compra para o transportador e para o autônomo, o S-Way NG é um pacote completo de soluções para o cliente. O pesado da IVECO reúne design moderno; robustez para encarar os desafios de diferentes tipos de operação; tecnologia embarcada – com destaque para a central multimídia e volante multifuncional; conforto que torna a cabine em um ambiente que remete a casa e o escritório do motorista, na versão cabine com 2,5m de largura e pacote completo de segurança, incluindo: LDWS – leitor de faixa – ACC (piloto automático adaptativo), AEBS (Sistema de freio emergencial autônomo) e SR/ESC (controle de tração e estabilidade).

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, explica que o S-Way NG faz parte do programa Brasil Natural Power, cujo objetivo é desenvolver e produzir veículos comerciais (cargas e passageiros) movidos a combustíveis alternativos.  “Estamos seguindo o rumo do transporte do futuro, mais sustentável, e o Brasil Natural Power é a ferramenta adequada nesse sentido. O programa contempla todas as iniciativas da IVECO em sua nova gama de veículos movidos a combustíveis alternativos. Temos o estado da arte nos pesados com o S-Way, que foi projetado para atender os clientes brasileiros com foco nas peculiaridades da rotina operacional no país”, ressalta.

Brandão destaca ainda a importância do biometano nesse processo. “No Brasil essa tecnologia está pronta e servirá como ponte para os veículos elétricos e movidos a célula de combustível na gama pesada, que ainda é uma realidade um pouco mais distante”.

Além do Brasil, Argentina e Bolívia têm grandes estoques de gás e condições de fornecimento viáveis em curto prazo.

Maior potência do segmento

O S-Way 460 NG 6x2 entrega 460 cv/2.000 Nm, a maior potência do segmento de pesados movidos a gás, natural ou biometano, por meio do motor FPT Cursor 13 NG de 6 cilindros com Ciclo Otto. A transmissão automatizada que equipa o modelo é a ZF Traxon – caixa de transmissão mais moderna do mercado - de 12 velocidades com intarder. O conjunto proporciona a robustez necessária para o motorista obter o máximo desempenho do caminhão em diferentes aplicações do transporte de cargas.

“O desenvolvimento do S-Way NG levou em conta uma plataforma que oferece tudo o que o cliente precisa para atuar com rentabilidade com a melhor calibração do segmento. Chegamos a um produto final que reúne produtividade e sustentabilidade”, afirma Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

Com capacidade total de 960 litros (240 m3), a maior do segmento de pesados movidos a gás, com 8 tanques, de 120 litros cada, o bruto tem autonomia de mais de 500km com um único abastecimento, o que permite ao operador segurança operacional durante a rota.

Melhor escolha de compra

Com atributos que o posicionam como o melhor pesado movido a gás do mercado brasileiro, o S-Way 460 NG 6X2 nasce com o DNA de um conjunto rentável e que beneficia o meio-ambiente. O veículo estará disponível em duas versões de entre eixos, 3.500 e 3.200 mm, o que o torna o caminhão a gás mais adaptado ao mercado brasileiro.

Ricardo Barion, diretor comercial da IVECO, destaca que a IVECO tem no gás, natural ou biometano, a melhor alternativa, em curto prazo, para a redução de poluentes com um custo total de operação (TCO) positivo levando em conta a realidade rodoviária no país. “O gás está consolidado como uma importante base para termos um combustível viável e ecologicamente correto. Nossa meta é aprimorarmos, cada vez mais, nossos produtos por meio do Brasil Natural Power, para que o cliente tenha em mãos viabilidade operacional aliada à sustentabilidade”, destaca Barion.

A América Latina tem um grande estoque de gás natural para ser consumido como energia limpa. No Brasil, a produção bruta diária de gás natural em 2022 será de 135 milhões de m3. Em 2030, é previsto que está produção alcance 276 milhões de m3. (Fonte EPE - Empresa de Pesquisa Energética – Governo Federal).

O S-Way NG 460 6X2 também conta com a conectividade da versão Euro VI, por meio da plataforma IVECO ON, serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade do veículo em longo prazo.

Press kit: https://drive.google.com/drive/folders/17yvNFeCyQ-HmjNhgbg-MvND62qNaHjF-

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na VI Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO: www.iveco.com.br