13-JUL-2022

Lote com 120 unidades do IVECO Hi-Way reforça a frota da Inpasa

A aposta da Inpasa para ampliar a capacidade operacional, diante do crescimento das atividades no setor energético, é o IVECO Hi-Way 6X4 800S48TZ. “O extrapesado já faz parte da frota da empresa e a aquisição de mais 120 unidades – junto a seis unidades do Tector 6x4 260E30 – aumenta a participação da montadora em um dos grandes players do segmento, que atua no Mercosul. “Nossa estratégia de crescer de forma sustentável, com foco total no cliente, nos traz resultados muito positivos, tanto no aumento das vendas quanto em relação à satisfação de autônomos e transportadores que têm nossos produtos, e contam hoje com uma rede de atendimento em 100% do território nacional”, afirma Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO.

A robustez do conjunto, a segurança e o baixo custo operacional, que alia performance e economia de combustível, são fatores que colocam o modelo extrapesado em vantagem frente aos concorrentes. Para Marcelo Araújo, gerente Comercial da IVECO, o Hi-Way proporciona rentabilidade na operação, com baixo consumo de combustível e conforto para os motoristas. “Temos verdadeiros ‘pacotes de solução’ para os clientes. Não basta ter potência se não for econômico”, completa. A concessionária Torino teve importante participação na negociação.

Eder Lopes, diretor da Inpasa, destaca que o objetivo da empresa com a aquisição do IVECO Hi-Way é fortalecer as operações de transporte. "Ampliamos a eficiência e reduzimos custos sem abrir mão da qualidade. Além disso, o conforto que o caminhão proporciona é um diferencial, principalmente porque as viagens que nossos motoristas realizam acontecem em longos percursos", pontua. O executivo ressalta que a Inpasa está em constante crescimento para continuar liderando o segmento de etanol de milho e seus derivados na América Latina. Sediada em Sinop (MT), a indústria tem filiais em Nova Mutum (MT) e Dourados (MS), além de duas unidades no Paraguai.

IVECO HI-WAY

O Hi-Way evoluiu a partir de pesquisas realizadas com os clientes da marca. Com o apoio da FPT Industrial, a IVECO desenvolveu um pacote de melhorias técnicas que aumentou significativamente o torque e a economia de combustível. Estas mudanças contemplaram a turbina, o coletor de escape, o volante do motor e o aumento da eficiência do sistema de arrefecimento, além da calibração geral de motor e caixa. Com o maior torque das motorizações, o desempenho dos caminhões permitiu, por exemplo, retomadas mais eficientes, resultando em menor tempo médio de viagem e maior produtividade.

Além disso, na linha Hi-Way, para otimizar os custos operacionais em todas as condições de uso, o cliente tem a opção do “modo econômico”, acionado por meio da tecla ECO no painel, contribuindo para um consumo de combustível otimizado.

Um sistema de freios eficiente e confiável também é fundamental. Para isso, temos à disposição uma série de itens:

- ABS (Anti Lock Braking System): sistema eletrônico complementar ao sistema de freio que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca de emergência.

- EBD (Electronic Brake Force Distribution): sistema que trabalha em conjunto com o ABS e tem a tarefa de dosar a potência de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior eficiência ao sistema.

- Ajustador automático de folga das lonas de freio.

- CEB (Combined Engine Brake): freio-motor no cabeçote, combinado com válvula-borboleta instalada no coletor de escapamento, que eleva a potência de frenagem para 460 cv.

O limitador de velocidade também contribui para a segurança já que, uma vez programada, a velocidade máxima não é ultrapassada, mesmo quando há a pressão no pedal do acelerador.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO: www.iveco.com.br