14-MAR-2022

IVECO promove ação sustentável em espaço social de Sete Lagoas (MG)

Dona Marta, avó do estudante Carlos Eduardo do ensino básico do município de Sete Lagoas (MG), todos os dias coloca água suficiente para o banho em uma panela, põe em cima de uma pedra de ardósia e deixa no sol para aquecer. “Assim eu economizo a água e energia. Como eu já tenho esse hábito, a bombona que recebemos será muito bom para aproveitar a água da chuva.”

Já João Maria dos Santos, pai do aluno Gabriel Santos, do Judô, diz que a bombona ajudará a família a reduzir o consumo e deixar a conta de água mais barata. “É bom para os meus filhos me verem fazendo esse bem para natureza porque aí eles aprendem também.”

Esses são dois exemplos de uma ação de cunho social e ambiental desenvolvida na cidade mineira com apoio da IVECO. A empresa desenvolve ações de curto e médio prazo com o objetivo de promover o desenvolvimento em Sete Lagoas e a ferramenta utilizada é o Programa Próximo Passo.

Desta vez, a ação teve como objetivo conscientizar sobre a importância da economia de água. O encontro aconteceu entre voluntários e pais dos alunos atendidos pelo programa, que aprenderam formas práticas de reutilizar a água da máquina de lavar, do tanquinho e até mesmo da chuva.

Durante essa ação, foram doadas nove bombonas de 200 litros adaptadas para auxiliar no reaproveitamento de água nas residências das famílias. Os pais das crianças atendidas pelo projeto foram orientados sobre as melhores práticas de reúso do recurso natural. Além disso, foram apresentadas as estratégias adotadas para reutilização da água dentro da nossa planta industrial.

“A iniciativa, com foco no reuso da água, somou com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto aos impactos ambientais que as nossas atitudes promovem. Porém, mais que informação, os colaboradores mostraram como é possível aproveitar a água, tanto na fábrica quanto em casa, de forma simples e prática. O impacto dessa ação será ambiental e econômico”, afirma Alice Sales, supervisora de Projetos da CDM, organização parceira da IVECO neste projeto.

Para agregar valor para a sociedade e atingir seus objetivos no âmbito social, a empresa atua por meio de parcerias públicas e privadas, onde são realizadas ações de fomento à cultura e ao protagonismo juvenil com oficinas de qualificação profissional, formação cidadã, musicalização e judô. Para idosos, práticas de canto, resgate histórico do bairro, rodas de conversa sobre direitos da terceira idade e trocas de experiências.

As atividades presenciais do Programa Próximo Passo, espaço social mantido pela IVECO desde 2007, no bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG), seguiram todas as medidas de combate e prevenção ao coronavírus estabelecidas por decreto municipal. Todos os participantes utilizaram máscara de proteção e houve também medição de temperatura e avaliação de sintomas gripais. Os ambientes foram devidamente higienizados e o público presente teve acesso a álcool em gel.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO: www.iveco.com.br