04-NOV-2022

IVECO entra em uma nova era com o lançamento do S-WAY, melhor pesado desenvolvido pela marca no Brasil

O segmento de pesados no Brasil representa aproximadamente 40% do mercado total, com cerca de 67 mil unidades licenciadas em 2021, e é estratégico para a economia brasileira movimentando cargas como grãos, insumos para as indústrias, combustível e alimentos. É para esse setor que a IVECO desenvolveu o melhor pesado de todos os tempos da marca em território nacional, o IVECO S-WAY, que conta com um verdadeiro pacote personalizado de soluções e tem como público-alvo frotistas e autônomos. O modelo será produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG).

“A chegada do IVECO S-WAY será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Para o IVECO S-WAY se tornar um dos principais players do transporte do futuro, que alia sustentabilidade e rentabilidade, o lançamento do produto no Brasil envolveu aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de engenharia e desenvolvimento. Foram mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados em avaliações em diversas aplicações, com severidade extrema, para garantir máxima resistência, força e durabilidade sem precedentes na gama de pesados.

O design moderno, além da beleza e aerodinâmica otimizada, traz as características mais requisitadas pelos clientes:

• Robustez – desenvolvido para encarar os desafios mais severos e oferecer durabilidade e confiabilidade máxima para todos os tipos de missões do mercado.
  • Tecnologia – central multimídia com Apple Car Play e Android Auto; volante multifuncional; sistema keyless; basculamento elétrico da cabine; cybersecurity – módulo que protege o veículo contra ataques cibernéticos; cluster TFT colorido; Avaliação de estilo de condução – fornece informações em tempo real para o motorista sobre sua condução e como atingir eficiência e performance máxima; check de luzes remoto com acionamento simples pela chave e Lanternas e Faróis full LED direcionais & DRL - o LED proporciona melhor condição em qualquer ambiente: noite, dia, chuva e neblina.

Um capítulo à parte na tecnologia do IVECO S-WAY é o exclusivo e inovador Easy Way App – aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.

• Conforto – dois modelos de cabine: AS com 2,5m de largura e AT com 2,3m de largura; espaço interno que torna a cabine a casa e o escritório para o motorista; cabine totalmente reprojetada com nova identidade visual; nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB.
  • Segurança – maior campo de visão; DRL incorporado e ativo na função seta; espelhos retrovisores otimizados para obter melhor visibilidade; LDWS: leitor de faixa que avisa em caso de mudança inadvertida; ACC: Controle  de cruzeiro automático adaptativo – acelera e freia o veículo de maneira autônoma em função do tráfego; AEBS: Sistema de freio emergencial autônomo – freia o veículo automaticamente em caso de situações de emergência; Hill Holder: assistente de partida em rampa; ATC, ASR e ESC: Controle de tração e estabilidade e cabine projetada com foco na segurança do motorista com certificação de nível europeu, umas das mais seguras do mundo.
  • Custo Total de Propriedade (TCO) – redução de consumo de até 15%. Em uma frota de 100 veículos isso significa uma economia potencial de R$ 6,6 milhões por ano para o frotista ou até 2,1 milhões de quilômetros a mais por ano, tudo isso emitindo até duas mil toneladas a menos de CO2 por ano; sistemas de conectividade e gestão de frotas de última geração garantindo maior disponibilidade e produtividade dos veículos, para-choque tripartido que minimiza os custos com reparos, entre outros itens de custo competitivo de reposição.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, afirma que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país.

“O IVECO S-WAY traz um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. Junto com os clientes começamos a trilhar novos caminhos para um transporte cada vez mais sustentável. O caminhão é um marco para a IVECO e para o mercado, e temos certeza que é a melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação. Se trata do melhor pesado já desenvolvido pela marca em todos os tempos”, completa Brandão.

“Os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. O IVECO S-WAY será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, aponta Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO.

Sustentabilidade e rentabilidade

O IVECO S-WAY é o pontapé inicial da IVECO no segmento de pesados para o cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE P8), que visa reduzir a emissão de poluentes para veículos comerciais pesados a partir de 2023 (+ 50% de redução de material particulado e +80% de redução de NOx) e promover o desenvolvimento tecnológico nacional da indústria automotiva.

Um dos principais destaques para atingir a nova legislação é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, conjunto que proporciona produtividade com mais potência, torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

A alta performance do propulsor, nas versões 450 cv (4X2), 480 cv (6x2) e 540 cv (6x4), é peça-chave para o IVECO S-WAY ser uma ferramenta que promove rentabilidade para o cliente ao mesmo tempo, em que colabora para a redução de gases nocivos ao meio ambiente.

“Nesse sentido, destaco o exclusivo sistema de HI-eSCR com 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de recirculação de gases de escape (EGR). Teremos também uma redução de consumo de combustível, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, de até 15%. Isso é resultado da calibração do motor com a transmissão e representa um avanço no TCO do cliente”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, tecnologia exclusiva da montadora e o único sistema do segmento capaz de fazer o veículo obter uma parada total, o que proporciona um grande benefício para o veículo. Além de maior segurança na frenagem, o sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. É um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

A calibração motor/transmissão também é fundamental para esse processo. “O Cursor 13 e a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, a melhor do segmento, formam um conjunto perfeito para o IVECO S-WAY alcançar um patamar diferenciado de desempenho e consumo. O novo sistema IVECO Drive, que auxilia o motorista na otimização da condução econômica, também tem um papel importante no projeto”, acrescenta Coelho.

A transmissão do IVECO S-WAY foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Conectividade em benefício do cliente

A conectividade já é realidade no transporte de cargas com sistemas de telemetria e gestão de frota que proporcionam uma série de benefícios para o transportador. A IVECO levou em conta esse fator e lança, a partir do IVECO S-WAY, a plataforma IVECO ON, serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo.

Um dos pontos de destaque é a possibilidade de assistência técnica remota que permite corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo a distância, diretamente do Control Room (sala de monitoramento) da marca. Pela central multimídia, o cliente se conecta na central de comando da IVECO e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.

“Estamos desenvolvendo soluções que integrem parceiros logísticos em uma única plataforma, fazendo com o veículo esteja conectado nesse ecossistema de serviços. O objetivo é auxiliar os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade. Com o histórico dos dados, é possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados para a sua realidade”, explica Carlos Tavares, diretor de Serviços ao Cliente da IVECO para a América Latina.

No portal do cliente IVECO ON, o operador pode monitorar, por exemplo, o consumo de combustível do veículo e o estilo de condução individual de cada motorista, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da frota através de uma série de recursos:

Monitoramento dinâmico;

Dados históricos e comparativos;

Tutoriais;

Download de detalhes por veículo/condutor;

Painel do cliente para monitoramento do consumo de combustível da frota;

Mapa de veículos dedicado por missão para verificar as rotas percorridas.

Diferentes funcionalidades tornam o IVECO ON a ferramenta ideal para o transportador:

• Smart report: o sistema de Avaliação de Estilo de Condução (DSE) a bordo gera relatórios semanais que são enviados automaticamente ao Gerente de Frota para fornecer dados sobre parâmetros de consumo de combustível e comportamento dos motoristas monitorados através do algoritmo DSE, além de dicas para melhorar o estilo de condução e otimização do veículo. É possível exibir tanto os resultados gerais de toda a frota quanto os detalhes de cada veículo para entender melhor como reduzir o consumo de combustível.
  • Safe driving report: junto com o Smart Report, o motorista recebe este novo relatório que permite medir a segurança a bordo. O documento fornece parâmetros que irão ajudar o profissional a ampliar a cautela e a segurança na estrada.
  • IVECO webAPI (Application Program Interface): esse serviço destina-se aos clientes que pretendem criar os seus próprios painéis e relatórios, utilizando os dados oficiais emitidos pelo IVECO ON. As informações dos veículos são armazenadas diariamente e em tempo real no IVECO CLOUD, que agrega as informações de cada cliente e as disponibiliza nos sistemas dos clientes.

O IVECO ON também foi pensado para privilegiar a experiência do motorista. Com um app intuitivo e de fácil utilização, o motorista conta com uma série de funções que facilitam o seu dia a dia.

“Graças à conectividade e ao monitoramento de dados, a IVECO pode monitorar o veículo, por meio do nosso Control Room, antecipando paradas imprevistas. Com isso, otimizamos o serviço de manutenção proporcionando menor tempo de reparo e prevenindo danos maiores”, afirma Tavares.

Ecossistema de Soluções

Com o objetivo de tornar o dia a dia do cliente mais fácil, e para ele poder se dedicar a outros detalhes da operação, a IVECO lança pacotes de soluções integradas:

IVECO Service – DISPONIBILIDADE

• Solução focada em manter o veículo em operação o maior tempo possível. O que está incluso:
  • Pacote completo de telemetria que auxilia na prevenção de paradas do veículo
  • Plano de Manutenção Completo e Flexível para maior agilidade das manutenções e melhor rentabilidade para o transportador
  • Equipe dedicada ao monitoramento da performance do veículo

IVECO Service – TCO

•  Solução que visa a redução do custo de vida do veículo. O que está incluso:
  • Pacote completo de telemetria que auxilia na redução do custo operacional
  • Plano de Manutenção Completo adequado à operação
  • Consultoria para redução do custo operacional do veículo e aumento de desempenho
  • Acessórios para melhoria de performance do veículo e redução do custo operacional

IVECO Service – TOP CARE

•  Solução focada na segurança e comodidade do veículo e do condutor. O que está incluso:
  • Pacote completo de telemetria voltado para o monitoramento e segurança do veículo e do condutor
  • Serviço de transporte, hospedagem e alimentação em caso de parada do veículo.
  • Equipe especializada para atendimento 24h

Press kit: https://drive.google.com/drive/folders/15guuW5DHNrQjk6p9yvyPoD7BKkc7PGae

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fábrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-WAY. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO: www.IVECO.com.br