19-SET-2022

IVECO e Hyundai apresentam a primeira Daily movida a célula de combustível na IAA 2022, à medida que a parceria se desenvolve

O Iveco Group (MI: IVG) e a Hyundai Motor Company revelaram hoje, na IAA Transportation 2022 em Hanover, o primeiro veículo elétrico de célula de combustível IVECO eDAILY.

Tanto o Iveco Group quanto a Hyundai têm metas de sustentabilidade ambiciosas, conforme demonstrado nos compromissos individuais, e estão alavancando de forma colaborativa para ajudar a acelerar a transição para zero carbono líquido. Desde a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) em março de 2022, eles formaram grupos de trabalho conjuntos em diversos fluxos tecnológicos para explorar maneiras de complementar um ao outro no desenvolvimento de veículos elétricos e propulsões alternativas.

No início de julho, as duas empresas anunciaram em conjunto veículos IVECO BUS movidos a hidrogênio equipados com o sistema de célula de combustível da Hyundai, com esperadas vantagens relevantes em termos de desempenho e emissões. Hoje, eles revelam o eDAILY Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que representa o potencial futuro do veículo de maior sucesso e produção mais longa da IVECO, com uma gama que atualmente inclui propulsões tradicionais, de metano/biometano e o novo veículo elétrico a bateria (BEV).

O protótipo funcional do eDAILY FCEV está equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 kW da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. Seis tanques oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de 12 kg de hidrogênio. O protótipo GVW (Peso Bruto do Veículo) de 7,2 toneladas foi testado na Europa, confirmando autonomia de 350 km, carga útil máxima de 3 toneladas e tempo de reabastecimento em 15 minutos. Enquanto o eDAILY BEV, também lançado hoje no IAA, é mais adequado para viagens curtas, o eDAILY FCEV será uma opção ideal para entregas onde é necessário longo alcance com alta carga útil.

Uma parte integrante do eDAILY FCEV é a bateria da FPT Industrial, a marca de powertrain do Iveco Group, enquanto o sistema de célula de combustível fornecido pela Hyundai é o último passo na jornada de mobilidade de hidrogênio de mais de 20 anos da empresa. A avançada tecnologia de célula de combustível da Hyundai já está em uso em várias aplicações, especialmente no setor de veículos comerciais. O sistema registrou mais de 4,5 milhões de km na Suíça em caminhões pesados, mostrando alto desempenho e confiabilidade. O slogan “Engineered by Iveco Group, powered by Hyundai” reflete essa cooperação mutuamente benéfica e também será o motor de iniciativas semelhantes no futuro.

“Após o recente anúncio de que a IVECO BUS equipará seus futuros ônibus movidos a hidrogênio com nossas células de combustível. O eDAILY movido a hidrogênio é outro exemplo concreto do que podemos realizar trabalhando juntos para acelerar a transição para a neutralidade de carbono”, comentou Martin Zeilinger, Chefe da Unidade Técnica de Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai Motor Company. “A parceria entre as duas empresas tem se mostrado muito bem sucedida e esperamos maiores resultados nos próximos anos”, completou.

“No dia em que anunciamos que nosso projeto eDAILY elétrico a bateria se tornou realidade, estamos entusiasmados em apresentar o primeiro eDAILY movido a hidrogênio ao mundo. Com base neste protótipo, pretendemos lançar uma pequena série de unidades FCEV para teste com clientes selecionados até o final do próximo ano”, disse Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia e Digital do Iveco Group. “Este marco emocionante em nossa jornada de sustentabilidade é o resultado da colaboração bem-sucedida entre o Iveco Group e a Hyundai Motor Company e mostra como podemos alcançar resultados tangíveis em um curto espaço de tempo, combinando nossos pontos fortes”, finaliza.

O Iveco Group e a Hyundai também estão examinando outras opções de colaboração, desde produtos de venda cruzada em regiões selecionadas do mundo até desenvolvimentos conjuntos em automação e conectividade de veículos. Além disso, a Hyundai também está considerando oportunidades de fornecimento da FPT Industrial na área de powertrains convencionais de próxima geração para veículos comerciais. Desenvolvimentos como esses demonstram o compromisso das empresas em buscar todas as oportunidades valiosas e as duas partes estão confiantes de que os projetos em andamento darão resultados em um futuro próximo.

O eDAILY FCEV está em exibição no estande da IVECO localizado no Hall 24, Deutsche Messe AG, no IAA Transportation, de 20 a 25 de setembro.

Iveco Group N.V. (MI: IVG) é um líder automotivo global ativo em Veículos Comerciais e Especiais, Powertrain e Serviços Financeiros relacionados. Cada uma de suas oito marcas é uma grande força em seu negócio específico: IVECO, pioneira em veículos comerciais, projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, naval, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus para o transporte coletivo e premium de passageiros; IDV para veículos de defesa e proteção civil altamente especializados; ASTRA, líder em veículos pesados para mineração e construção em grande escala; Magirus, fabricante de veículos e equipamentos de combate a incêndios de renome internacional no segmento; e IVECO CAPITAL, braço financeiro que apoia as marcas do grupo. O Iveco Group emprega aproximadamente 34 mil pessoas em todo o mundo e possui 29 fábricas e 31 centros de pesquisa e desenvolvimento. Na América do Sul, estamos presentes no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reunimos aproximadamente 4 mil colaboradores.

Para mais informações sobre o Iveco Group: www.ivecogroup.com