09-NOV-2022

IVECO apresenta linha Tector Euro VI e versão movida a gás da gama mais versátil da marca na Fenatran 2022

Os mercados de médios e semipesados do Brasil já conhecem a versatilidade dos caminhões da linha Tector da IVECO. O portfólio, que conta com versões de 9 a 31 toneladas, ganha agora uma nova geração ainda mais eficiente, moderna, confortável e alinhada com os padrões internacionais de restrição às emissões Euro VI. Nesta edição da Fenatran, a montadora também apresenta o Tector 16-210 NG, o primeiro modelo da linha movido a gás natural e biometano. O caminhão, que já é fabricado na planta da Córdoba, na Argentina, tem um sistema de armazenamento com capacidade total de 120 m³ de combustível, o que possibilita uma autonomia de até 350 km. Com motor FPT N60 NG, de seis cilindros, fabricado pela FPT Industrial, desenvolve 204 cv de potência e torque de 750 Nm.

“A gama Tector de semipesados é a mais moderna do mercado latino-americano. Já tínhamos versões com a consagrada transmissão automatizada Auto-Shift, e, agora, ampliamos o portfólio com um modelo GNV. Está no nosso DNA atrelar versatilidade, sustentabilidade e tecnologia, sempre com foco total no cliente”, destaca Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

Preparada para atender às diversas demandas do transporte, desde o varejo à construção civil, e já reconhecida por transportadores e motoristas pelo seu baixo custo operacional, potência e conforto, a nova linha Tector tem as suas características aprimoradas. A geração Euro VI conta com 100% do line-up com cabine premium e novos componentes de segurança. Além disso, os caminhões possuem tecnologia que permite a redução de emissões de poluentes, principalmente NOx, partículas e CO2.

A nova linha estará disponível a partir de janeiro de 2023 em toda a rede da IVECO, entre concessionárias e pontos de atendimento, com cobertura em 100% do território nacional.

Portfólio IVECO Tector Euro VI

• Tector 9-190
  • Tector 11-190
  • Tector 15-210
  • Tector 17-210
  • Tector 17-280
  • Tector 17-320 Auto-Shift
  • Tector 17-320 Auto-Shift Coleta
  • Tector 17-320T
  • Tector 24-280
  • Tector 24-320 Auto-Shift
  • Tector 27-320

Os caminhões Tector Euro VI foram desenvolvidos para reduzirem em 80% as emissões de óxido de hidrogênio (NOx), em mais de 70% os hidrocarbonetos não queimados e em 50% as de material particulado. Além dos benefícios para o meio ambiente, a nova geração também consome menos combustível em comparação aos equivalentes equipados com motor Euro V.

Completa e diversificada, a linha possui três versões de equipamentos, com itens se série e opcionais, que se adaptam a necessidade de cada cliente.

• Standard: (versão específica para licitação e venda direta): ATC/ASR & Hill Holder, vidro elétrico, trava elétrica, banco motorista pneumático, retrovisor auxiliar lateral na porta do passageiro, para-brisa degradê, chave geral e pré-disposição para rádio.
  • Comfort: todos os itens da Standard mais rádio com comando no volante, retrovisor elétrico, ar-condicionado manual e farol de neblina.
  • Tech: todos os itens da Comfort mais viseira para sol, ESC e lanterna de LED.

Além de novos motores FPT da Série NEF, os caminhões Euro VI também ganharam:

• Transmissão Auto-Shift com novo comando de câmbio instalado no painel de instrumentos, o que promove uma melhor ergonomia para o motorista. Além disso, foram desenvolvidas oito novas funções de calibração.
  • Inserção da entrada para a mangueira de ar da cabine
  • Ajustes de ergonomia;
  • Novo cluster;
  • Banco motorista e passageiro com novo design;
  • Nova entrada USB;
  • Novos botões do ar-condicionado;
  • Novo porta cartões;
  • Novos portas-objetos

Já entre os opcionais, estão: volante multifuncional, porta-documento, para-choque metálico, faróis de neblina, ESC (Sistema de Controle de Estabilidade) e lanternas de LED.

Para Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO, o sucesso da linha Tector no transporte de cargas tem sólidas explicações. “As versões da gama são robustas, versáteis, se destacam pelo baixo consumo de combustível e Custo Total de Propriedade. Esses fatores, aliados à redução de emissões do Euro VI e a sustentabilidade do modelo GNV, irão garantir o sucesso comercial nos segmentos médio e semipesados com foco na rentabilidade do cliente”, finaliza Barion.

Portifólio Brasil Natural Power

O Tector 16-210 4x2 NG faz parte do Brasil Natural Power, programa lançado recentemente pela IVECO que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos. Com aporte inicial de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no país. Integram também o portfólio o S-Way NG, que estreia no segmento com um aumento de autonomia e redução de CO2, e a eDaily elétrica movida a bateria.

“A IVECO tem uma história muito bem consolidada e exitosa de mais de 20 anos desenvolvendo e comercializando veículos movidos a energia limpa na Europa. Poder aplicar essa experiência e tecnologia no Brasil nos dá muito orgulho. O país caminha em direção à mobilidade zero carbono, e a IVECO fará ativamente parte desse futuro mais sustentável”, afirma Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.

Tector 16-210 4x2 NG sustentabilidade com conforto

Pesando 16 toneladas, com seis cilindros, cada um com 80 litros, totalizando em 480 litros de capacidade total, o Tector 16-210 NG proporciona até 350 km de autonomia com um único abastecimento, além de potência e baixo nível de emissões gasosas e sonoras. O veículo possui suspensão parabólica, motor Ciclo Otto e caixa de câmbio mecânica de seis marchas.

O Tector 16-210 apresenta redução de custos em relação aos modelos convencionais. O produto também não deixa a desejar no quesito conforto e estética e mantém a já consolidada e elogiada cabine premium da linha.

Dados técnicos - Tector 16-210 4x2 NG:

Modelo        Chassi rígido 4x2

Entre-eixos            4.185 / 4.815mm

PBT   16 toneladas

Motor           FPT NEF 6, Ciclo Otto

6 cilindros

Potência/torque 204 cv / 750Nm

Transmissão Manual Eaton

Eixo traseiro         MS 23-155

Alimentação         GNV (Gás Natural Veicular) ou biometano

Tanque de combustível 480 Litros (120m3) - 6 tanques de 80 Litros

Press kit: https://drive.google.com/drive/folders/17yvNFeCyQ-HmjNhgbg-MvND62qNaHjF-

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações da IVECO, visite www.IVECO.com.br.