08-NOV-2022

Daily Euro VI, Hi-Matic e eDaily agregam tecnologia, economia de combustível e inovação à gama campeã de vendas da IVECO

A evolução da linha Daily, campeã de vendas da IVECO, não para. Depois do sucesso do Daily 35-160 F1C-MAX, primeiro veículo de carga com motorização Euro VI a alcançar a marca de mil unidades produzidas no Brasil no primeiro semestre deste ano, a montadora apresenta na Fenatran 2022 a linha completa de versões Euro VI da gama de leves. Outra novidade é a estreia da versão Hi-Matic, que traz pela primeira vez para o segmento, no mercado nacional, a transmissão automática de oito velocidades, agregando ainda mais tecnologia e economia de combustível ao Daily.

O público visitante da maior feira de transportes da América Latina irá ver de perto no estande da IVECO o eDaily elétrico, recém-lançado no IAA Transportation 2022, em Hannover, na Alemanha. O veículo entra para a linha do programa Brasil Natural Power que tem como objetivo o desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos.

Carregando a robustez em seu DNA, o Daily Euro VI chega com foco na redução de emissões, conforto, menores custos, segurança, novos recursos e completa o line-up de versões de 3,5 a 6,5 toneladas, nas opções Chassi-Cabine (cabine simples ou dupla), Furgão, Minibus e uma versão exclusiva para Motorhome.

Equipado com o novo e exclusivo motor FPT F1C MAX, uma evolução do antigo F1C com a maior potência e torque da categoria, em configurações de 160 cv a 180 cv, o IVECO Daily Euro VI alia máxima força e redução no consumo de combustível para atender quem necessita de um veículo pronto para qualquer desafio, mas que no final do mês proporcione um baixo custo de operação.

“Desde o início do projeto do novo Daily Euro VI, tínhamos uma convicção dentro da IVECO: somente um Daily pode superar um Daily. Por isso trabalhamos incansavelmente para aprimorar o veículo que já é líder e destaque absoluto no mercado. O cliente pode ter a certeza de que o nosso time trabalha com foco na produtividade da operação. Temos a melhor família de veículos leve do mercado”, afirma Bernardo Pereira, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina.

Novos features agregam ainda mais valor ao consagrado modelo

No design, o IVECO Daily Euro VI traz a nova grade frontal que equipa o modelo europeu. O acabamento da peça é cromado na versão Full, identificada ainda pelos faróis de neblina, que contam com função cornering, que auxilia na iluminação durante as curvas.

Entre as inovações a bordo, o novo painel TFT apresenta novos grafismos no quadro de instrumentos. A nova central multimidia com tela colorida de LCD, de sete polegadas, tem funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes à dos carros mais modernos do mercado. O controle também pode ser realizado por meio de comandos no volante, que traz nova coluna com regulagem de altura e profundidade, o que permite encontrar a melhor posição para dirigir, conforme o biotipo do condutor. Outro item de série agregado ao novo Daily é o TPMS – Monitoramento de pressão dos pneus, que contribui para a redução do consumo de combustível e do desgaste dos pneus.

Os novos bancos incrementaram o conforto e a ergonomia na cabine do Daily Euro VI, com assento maior, novos apoios de cabeça, espumas e tecidos atualizados. A exemplo do volante, os bancos têm inéditas regulagens para o motorista encontrar a posição ideal para dirigir, garantindo muito mais conforto para as longas jornadas do dia a dia. Uma série de porta-objetos, e um novo compartimento de 80 litros sob o assento do passageiro, oferecem espaço extra para os ocupantes acomodarem seus pertences.

Destaque para a função Eco Switch que, acionada por meio de uma tecla no painel, reduz o consumo de combustível em condições de pouca carga.

No pacote de equipamentos, o Daily Euro VI também incorpora itens comuns a veículos premium como o sensor crepuscular – acendimento automático dos faróis em todas as condições climáticas promovendo mais segurança para o condutor – e o sensor de chuva – sensor que regula automaticamente a velocidade do limpador de para-brisa, de acordo com a intensidade de chuva.

Para Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina, o projeto resultou em um modelo perfeito para a necessidade do cliente, aliando a robustez de um veículo comercial, com o conforto de um carro de passeio. “Privilegiamos o design e a ergonomia, em alinhamento com a versão comercializada na Europa, para que o cliente tenha prazer ao dirigir e sinta que ele tem mais do que uma ferramenta de trabalho e sim um companheiro para a jornada diária. Esse é um pacote completo com máxima robustez, força e produtividade”, explica.

Motor FPT F1C MAX evolui em potência e torque com nova turbina VGT

Sob o capô, o Daily Euro VI carrega os atributos de máxima economia, desempenho, potência e tecnologia do motor FPT F1C MAX, produzido pela FPT Industrial. Integrante da consagrada Série F1, sinônimo de confiabilidade em todo o mundo, o propulsor de 3,0 litros evoluiu em potência e torque, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT), além de apresentar um rodar mais silencioso.

O Turbo VGT oferece controle total para a necessidade volumétrica de ar do motor, gerando potência e torque no tempo necessário de acordo com a demanda da aplicação.

O cárter também mudou e foi ampliado para 9,3L, 34% a mais que a versão anterior. A força extra do IVECO Daily Euro VI possibilitou que a montadora alongasse a relação de eixo

“Esse é o motor mais avançado que já equipou a linha Daily, com redução de 50% no número de paradas para revisão programada, já que graças ao novo cárter estendemos o intervalo de manutenção de 15 para 30 mil quilômetros. Destaco também a redução de até 6% no consumo de combustível, o tanque de Arla que pode rodar meses sem necessidade de reabastecimento, tamanha economia e autonomia, além do sistema de exaustão que atende as normas Euro VI projetado para durar toda vida útil do veículo. Ou seja, o cliente não precisará se preocupar com o novo sistema de pós-tratamento Euro VI. Na prática, toda essa tecnologia resulta em redução do TCO e economia para o proprietário do veículo.”, ressalta Coelho.

Portfólio IVECO Daily Euro VI

•  Daily City 30-160 Chassi (Cabine Simples) – Já lançado em 2022
  • Daily 35-160 Chassi (Cabine Simples) – Já lançado em 2022
  • Daily 45-160 Chassi (Cabine Simples e Cabine Dupla)
  • Daily 55-180 Chassi (Cabine Simples e Cabine Dupla)
  • Daily 65-180 Chassi (Cabine Simples e Cabine Dupla)
  • Daily Furgão 45-160
  • Daily Furgão 55-180
  • Daily Minibus 45-160Daily Minibus 50-180
  • Motorhome 60-180

A linha Daily Euro VI está disponível em três versões: Comfort, Tech e Tech+Airbag.

• Comfort: trio elétrico (vidro, retrovisor e trava elétrica), ESP (Sistema de Controle de Estabilidade), DRL, chave canivete, sistema cruise control, coluna regulável, ar condicionado manual, Cluster Comfort, alarme, rádio bluetooth, cluster TFT, TPMS (Monitoramento pressão dos pneus), grade MY2021, farol de neblina e sistema antifurto.
  • Tech: todos os itens da versão Confort e também ar-condicionado digital, grade cromada, multimídia, volante multifuncional, sensor crepuscular e acendimento automático dos faróis, pré-disposição para câmera de ré e air bar duplo.
  • Tech + Air Bag Duplo: todos os itens da versão Tech e air bag duplo (série 45, 55 e 65).

Ricardo Barion, diretor Comercial da IVECO, ressalta que o lançamento do Daily Euro VI é extremamente importante para a marca. “Hoje o Daily já é líder nos segmentos em que atua, com mais 40% de participação. Com o Daily Euro VI queremos manter essa liderança de mercado no segmento de leves, fundamental para o market share geral da IVECO”, aponta.

O executivo destaca que a IVECO trabalha forte com foco no custo operacional. O modelo chega ao mercado com um valor de manutenção preventiva até 19% menor que sua versão Euro V, um feito e tanto considerando os desafios que a nova tecnologia trouxe. “O cliente também não precisa se preocupar com o custo do Arla, pois com a redução de consumo que o modelo proporciona compensamos facilmente o adicional de custo que ele traria”, finaliza Barion.

Para chegar a um conceito único, que lidera o segmento em que atua no Brasil, a IVECO realizou uma série de avaliações com o Daily Euro VI para o cliente ter em mãos um produto testado e aprovado. Ao todo foram mais de 1 milhão de quilômetros rodados, 100 testes físicos, 50 testes virtuais e cerca de 750 colaboradores envolvidos no projeto, durante 260 mil horas de engenharia. O processo de desenvolvimento foi validado por clientes em campo, que testaram o Daily em condições reais de operação.

Daily Hi-Matic: conforto, economia e melhor eficiência da categoria

Pela primeira vez no mercado brasileiro, o segmento de veículos comerciais leves conta com um câmbio automático de oito velocidades reunindo conforto, economia de combustível e a melhor eficiência da categoria. Desenvolvida em parceria com a ZF, a nova transmissão automática é a combinação perfeita para o Daily, já reconhecido pela sua robustez e tecnologia, e estará disponível nas versões 35-180 a 65-180.

A transmissão automática (com conversor de torque com lock up) oferece redução no consumo de combustível e na manutenção, sendo a solução perfeita para deslocamentos urbanos, proporcionando máxima dirigibilidade, segurança e conforto graças a uma estratégia de mudança auto adaptativa, que ajusta a lógica de controle de mudança de marcha. A calibração da caixa de transmissão e a curva do pedal de aceleração foram desenvolvidas de forma customizada para atender a missão do mercado nacional.

“Ter oito velocidades garante ao condutor que ele sempre dirija na faixa de operação ideal. O Daily Hi-Matic proporciona a troca de marchas com maior agilidade e mais precisão em menos de 0,2 segundos”, acrescenta Coelho.

O Daily Hi-Matic oferece os modos de operação Eco, com trocas de marcha suaves privilegiando o consumo, e Power, que prioriza o desempenho com trocas mais rápidas. A transmissão também apresenta a opção de troca manual, que permite o deslocamento sequencial através do câmbio.

Daily 35-180 a 65-180 HI-MATIC

Motor           FPT F1C Max

Potência/torque  180 cv/430 Nm        180 cv/430 Nm

Transmissão         ZF 8HP

Automática de 8 marchas e 1 à ré

eDaily Battery Electric Vehicle (BEV): inovações com foco no carbono zero

Poucas semanas depois do lançamento na Europa, durante a IAA 2022, a eDaily elétrica é apresentada ao público da Fenatran. A versão é um dos passos da estratégia do Iveco Group para oferecer uma gama completa de soluções de transporte sustentável para cada cliente, ao mesmo tempo em que contribui para a meta de alcançar o carbono zero até 2040, por meio do acordo Climate Pledge.

A versão Battery Electric Vehicle (BEV) é alimentada por um motor traseiro com potência máxima de 140 kW (equivalente a 190cv) e torque de até 400 Nm. Os packs de bateria, fornecidas pela FPT Industrial, são instalados de forma modular podendo conter de uma a três packs conforme a necessidade do cliente. Cada pack de baterias tem uma capacidade de 37 kWh, resultando numa capacidade máxima da bateria de 111 kWh.

A autonomia varia de acordo com a capacidade de carga do veículo e a quantidade de packs, entre 110 km a 300 km, conforme o PBT. A velocidade máxima do eDaily é de 120 km/h.

Uma grande vantagem do eDaily é a possibilidade de carregamento diretamente de uma tomada industrial, uma que vez o veículo já possui um carregador interno. Isso proporciona ao cliente a flexibilidade de escolher a forma que ele prefere carregar o veículo: tomada industrial ou carregador fast charge.

Em modo de carga lenta (11 kW), o tempo de carregamento das baterias varia de três horas, com uma bateria, a nove horas, com três baterias. Já no modo de carga rápida (fast charge 40 kW) o tempo fica entre uma hora, com uma bateria, e uma hora e meia, com três baterias.

A versão exposta na Fenatran é um Daily Chassi Cabine de 7,2 toneladas de PBT com dois packs de bateria. O line up completo contará com versões 3,5 até 7,2 toneladas nas versões chassi-cabine e 3,5 toneladas na versão furgão.

O modelo faz parte do Brasil Natural Power, programa que contempla todas as iniciativas da IVECO em sua nova gama de veículos movidos a combustíveis alternativos.

eDaily 7,2t

Modelo        Chassi cabine 4x2

Entre-eixos            4.750mm

PBT   7.2 toneladas

Motor           Elétrico de ímãs permanentes controlado por inversor

Potência/torque  140kW / 400Nm (190 cv)

Transmissão         Caixa redutora de velocidade com relação 4:1

Eixo traseiro         FPT com rodado duplo

Alimentação         Elétrica a bateria

Sistema de bateria         FPT Industrial, tecnologia Litio-Ion

2 módulos de 37 kWh em paralelo com capacidade total de 74kWh;

Os módulos são instalados dentro do chassi com possibilidade de adicionar mais 1 módulo bateria para aumentar a autonomia do veículo

Autonomia

120km com 2 módulos de bateria

180km com 3 módulos de baterias

Na aplicação do cliente

Press kit: https://drive.google.com/drive/folders/17yvNFeCyQ-HmjNhgbg-MvND62qNaHjF-

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector e S-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações da IVECO, visite www.IVECO.com.br.