21-MAR-2022

Biometano é destaque de evento promovido pelo Governo Federal com a participação da IVECO

Foi realizado hoje, 21, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), evento por conta da assinatura do decreto do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) para o biometano e do lançamento do Programa de Redução de Metano. A ação foi promovida pelo Governo Federal, por meio dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, teve o apoio da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e a participação da IVECO, que demonstrou, na primeira aparição pública, seu caminhão pesado Hi-Way movido a biometano e gás natural.

Estiveram presentes o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros, autoridades, parlamentares, representantes da cadeia do setor de Biogás e Biometano e representantes da IVECO, como Eduardo Freitas, diretor de Relações Institucionais para a América Latina.

Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, afirma que a montadora caminha a passos largos para se tornar uma marca com um portfólio ainda mais verde e que acredita que o biometano se tornará uma opção de combustível cada vez mais viável aos transportadores, dado o grande potencial de produção desse tipo de gás no Brasil, se tornando uma relevante opção para o transporte brasileiro no futuro. “Na Europa, somos líderes nesse segmento e, agora, chegou a vez de implementarmos essa tecnologia da IVECO, que é referência global, também no Brasil”, completa Querichelli.

Na América Latina, a marca já comercializou mais de mil veículos movidos a gás. Destaque para duas negociações:

- 100 unidades do Hi-Way GNC (gás natural comprimido), impulsionado pelo motor FPT Cursor 13, da FPT Industrial, para a NRG Argentina SA, fornecedora de areia de fratura para a indústria petrolífera, em especial na região de Vaca Muerta, próximo à Patagônia, onde está localizado um reservatório de petróleo e gás. 

- 35 unidades do Hi-Way GNL (Gás Natural Liquefeito), que também conta com o motor FPT Cursor 13, da FPT Industrial, para a empresa de transporte chilena San Gabriel. A San Gabriel tem uma longa história no mercado chileno e atende empresas como a cervejaria AB InBev.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da IVECO para a América Latina, destaca que na Argentina a IVECO já possui um amplo portfólio de produtos movido a gás natural e biometano, e foi a primeira marca a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás, tendo hoje a produção local do Tector CNG na planta de Córdoba. “No Brasil, iniciaremos no segundo trimestre a operação assistida em clientes-chave para consolidarmos o desenvolvimento do nosso produto movido a biometano e gás natural, criado especificamente para atender as principais missões de transporte de cargas realizadas no país. Esse é um importante passo para o nosso programa Brasil Natural Power, que conta com diversos parceiros estratégicos para, juntos, desenvolvermos o gás natural e, principalmente, o biometano como um combustível operacionalmente competitivo para o transportador.”

IVECO

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO: www.iveco.com.br