19-SET-2022

Jornada de transporte sustentável do Iveco Group e da Nikola Corporation avança no IAA Transportation 2022

A IVECO, marca do Iveco Group (MI: IVG), pioneira na comercialização e fabricação de veículos movidos a combustíveis alternativos, e a Nikola Corporation (Nasdaq: NKLA), líder global em soluções de infraestrutura de energia e transporte com zero emissões, lançou hoje o Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV) para o mercado europeu e apresentou a versão beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), na IAA Transportation 2022, evento de renome mundial para transporte e logística, realizada em Hanover, Alemanha.

Os dois veículos, adequados para missões de aproximadamente 500 km (BEV) ou 800 km (FCEV) em suas configurações iniciais, confirmam mais uma vez o visível avanço da parceria entre o Iveco Group e a Nikola. Eles também são um testemunho das capacidades de última geração da fábrica de joint venture das duas empresas, inaugurada em 2021 em Ulm, na Alemanha, que possui uma linha de montagem projetada especificamente para veículos elétricos.

Este é um passo importante na jornada das empresas para atingir sua ambiciosa meta de zero emissões líquidas e desenvolver tecnologias inovadoras para mobilidade sustentável. De fato, a abordagem modular aplicada à plataforma Nikola Tre, capaz de hospedar tecnologias de propulsão de baterias e células de combustível, abre caminho para novos desenvolvimentos na oferta elétrica para o mercado europeu, ao mesmo tempo em que acelera a transição energética que o Iveco Group e a Nikola estão realizando.

“O Iveco Group e a Nikola desfrutam de uma parceria sólida que começou em 2019”, afirmou Gerrit Marx, CEO do Iveco Group. “Juntos, cumprimos todos os marcos em nosso caminho para a implantação de caminhões pesados de emissão zero na América do Norte e na Europa, em um caminho rápido sem precedentes do design ao mercado, apesar de todos os desafios que enfrentamos ao longo do caminho. Temos a intenção de continuar com essa jornada acelerada e em constante evolução.”

“Os Tre BEV e Tre FCEVs de emissão zero da Nikola são verdadeiros divisores de águas no transporte comercial de caminhões”, acrescentou Michael Lohscheller, presidente da Nikola Corporation. “Desenvolvidos especificamente como veículos elétricos, eles oferecem desempenho e experiência de direção que podem competir com seus pares movidos a diesel nas missões de serviço pesado mais difíceis. Os modelos promovem também soluções de emissão zero operacional e financeiramente viáveis para aplicações regionais e transporte de longa distância que darão aos clientes uma vantagem competitiva real.”

Iveco Group N.V. (MI: IVG) é um líder automotivo global ativo em Veículos Comerciais e Especiais, Powertrain e Serviços Financeiros relacionados. Cada uma de suas oito marcas é uma grande força em seu negócio específico: IVECO, pioneira em veículos comerciais, projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, naval, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus para o transporte coletivo e premium de passageiros; IDV para veículos de defesa e proteção civil altamente especializados; ASTRA, líder em veículos pesados para mineração e construção em grande escala; Magirus, fabricante de veículos e equipamentos de combate a incêndios de renome internacional no segmento; e IVECO CAPITAL, braço financeiro que apoia as marcas do grupo. O Iveco Group emprega aproximadamente 34 mil pessoas em todo o mundo e possui 29 fábricas e 31 centros de pesquisa e desenvolvimento. Na América do Sul, estamos presentes no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reunimos aproximadamente 4 mil colaboradores.

Para mais informações sobre o Iveco Group: www.ivecogroup.com