19-OUT-2022

Iveco Group inaugura nova fábrica ePowertrain em Turim, primeira do grupo totalmente neutra em carbono

A FPT Industrial, marca global de powertrain do Iveco Group, inaugurou, nesta terça-feira (18), em Turim, na Itália, a nova fábrica de ePowertrain do grupo, totalmente dedicada à produção da linha de powertrain elétrico e primeira planta do grupo totalmente neutra em carbono.

Cobrindo uma área total de 15.000 m², a usina gera a própria energia com painéis solares e outras tecnologias inovadoras de energia fotovoltaica e eólica, compra energia adicional de fontes renováveis ​​e créditos de carbono para compensar totalmente as emissões de CO2. Internamente, dispõe de uma área de 6.000 m² com cem plantas resistentes à seca, que adicionam uma absorção esperada em aproximadamente 7 toneladas por ano de CO2.

Em plena capacidade, a fábrica empregará cerca de 200 pessoas para produzir mais de 20 mil eixos elétricos e mais de 20 mil baterias por ano. Os eixos elétricos equiparão veículos pesados, como o caminhão Nikola Tre, enquanto as caixas de transferência elétrica e as baterias compactas serão instaladas em veículos comerciais leves e micro-ônibus, como o novo IVECO eDAILY. Os dois veículos emissão zero foram apresentados durante a IAA Transportation em Hannover, Alemanha, há um mês.

A adoção de tecnologias da Indústria 4.0 – incluindo armazéns altamente automatizados, realidade aumentada e virtual, sensores inteligentes, scanners 3D para medições de nível metrológico, simuladores de realidade 3D, robôs cooperativos e câmeras termográficas – garantirá maior segurança, sustentabilidade, qualidade, produtividade e gestão logística.

“O Iveco Group estabeleceu para si mesmo a desafiadora meta de atingir zero emissão líquida de carbono até 2040, dez anos antes do prazo final do Acordo de Paris. Isso se aplica igualmente aos nossos produtos e aos locais onde trabalhamos para produzi-los. A partir desta planta, forneceremos aplicações de e-powertrain que complementarão uma linha de motores já extensa, confirmando nossa vontade de oferecer aos clientes os produtos e serviços certos para atender às suas necessidades em rápida mudança e nossa ambição credível de liderar a corrida da eletromobilidade”, afirmou Gerrit Marx, CEO do Iveco Group.