19-AGO-2022

Iveco Group celebra a força das diferenças durante a Semana da Diversidade e Inclusão

Abraçar a diversidade para promover um ambiente mais inclusivo é responsabilidade de todos. Ao abrir espaço para diferentes olhares agregamos experiências que ajudam a melhorar a convivência e permitem troca de aprendizado, essencial em quaisquer ambientes, incluindo os corporativos. Foi pensando nisso e por acreditar na força das diferenças que o Iveco Group realizou, entre os dias 16 e 19 de agosto, a primeira edição da Semana da Diversidade e Inclusão. O evento, realizado em formato on-line, foi aberto a todos os colaboradores e contou com a participação de consultores especialistas em diferentes temáticas relacionadas a D&I.

As palestras, que possibilitaram trocas de experiências e bate-papos entre os participantes, abordaram os seguintes temas: capacitismo – tipo de discriminação e preconceito social contra pessoas com alguma deficiência –, equidade de gênero e viés inconsciente ou preconceito implícito – pressuposto, crença ou atitude que parte do subconsciente e que, na vida profissional, pode afetar as contratações, interações e decisões.

Adriana Valle, líder do Comitê de Diversidade e Inclusão do Iveco Group, reforçou a importância da ação como ferramenta para a promoção das diferenças no ambiente de trabalho. “Sinto orgulho de ajudar a promover um tema cuja discussão é tão necessária nos dias de hoje. Ter acesso a diferentes pontos de vista e ouvir opiniões diversas ajuda a ‘pensar fora da caixa’ e ampliar a criatividade”, pontoou, acrescentando que diversidade e inclusão são valores fundamentais para o Iveco Group. “Por isso, promover comportamentos que ajudam a criar um espaço onde todos se sintam incluídos e respeitados, independentemente de raça, gênero, idade, crença, habilidade, etnia ou orientação sexual é imprescindível para nossa empresa”.

Participaram do “Papo aberto”, como foram chamados cada um dos quatro dias do evento, especialistas convidadas: a consultora e palestrante Katya Hemelrijk, coach e especialista em Diversidade e Inclusão, coautora do livro “Maria de Rodas”, e Margareth Goldenberg, CEO na Goldenberg Diversidade, gestora executiva do Movimento Mulher 360 e consultora em responsabilidade social, educação e comunicação de causas, diversidade e equidade de gênero.

Liderança inclusiva

Um dos pontos altos da Semana da Diversidade e Inclusão do Iveco Group foi um bate-papo sobre prática da liderança inclusiva. A palestrante convidada para abordar o tema foi Cris Kerr, vencedora, em 2019, do prêmio “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, conferido pela ONU Mulheres pelo trabalho em prol da equidade de gênero. A consultora é autora do livro “Viés Inconsciente – Como identificar nossos vieses inconscientes e abrir caminho para a diversidade e a inclusão nas empresas” e co-autora do livro: “Diversidade e Inclusão – em todas as dimensões”.

O momento, moderado por Eduardo López, diretor de Recursos Humanos do Iveco Group para a América Latina, e Flávia França, gerente de Aquisição, Treinamento e Desenvolvimento de Talentos do grupo na região, abordou o papel da liderança no exercício da diversidade dentro das corporações e a importância do acolhimento das diferenças na promoção de ambientes mais inclusivos e produtivos.

“Estou, particularmente, feliz e orgulhoso de participar desta ação, que espero ser um marco para nossa empresa. Estamos vivenciando um momento de muito sucesso das nossas marcas, fruto, sem dúvida, de um trabalho coletivo que se tornará cada vez mais forte quanto mais diverso for. Não aceitamos qualquer forma de discriminação e estamos totalmente determinados em proporcionar oportunidades iguais baseadas somente nas habilidades e competências individuais”, enfatizou Eduardo López.

Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina, participou do encerramento da Semana, reforçando o papel das lideranças na disseminação de ideias mais inclusivas, capazes de difundir a diversidade e a inclusão na empresa.

“A Semana da Diversidade e Inclusão nos serviu com um convite para reflexões sobre preconceitos implícitos e atitudes inconscientes. Ao abordar temas de fundamental importância nas sociedades atuais, como a necessidade de incluir pessoas com deficiência e de garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades dos homens, exercitamos nossa consciência crítica e nosso papel de cidadãos. Onde há diferenças há melhorias”, concluiu.

Iveco Group N.V. (MI: IVG) é um líder automotivo global ativo em Veículos Comerciais e Especiais, Powertrain e Serviços Financeiros relacionados. Cada uma de suas oito marcas é uma grande força em seu negócio específico: IVECO, pioneira em veículos comerciais, projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, naval, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus para o transporte coletivo e premium de passageiros; IDV para veículos de defesa e proteção civil altamente especializados; ASTRA, líder em veículos pesados para mineração e construção em grande escala; Magirus, fabricante de veículos e equipamentos de combate a incêndios de renome internacional no segmento; e IVECO CAPITAL, braço financeiro que apoia as marcas do grupo. O Iveco Group emprega aproximadamente 34 mil pessoas em todo o mundo e possui 29 fábricas e 31 centros de pesquisa e desenvolvimento. Na América do Sul, estamos presentes no Brasil (no Estado de Minas Gerais) e na Argentina (em Córdoba), onde reunimos aproximadamente 4 mil colaboradores.

Para mais informações sobre o Iveco Group: www.ivecogroup.com