20-SET-2022

IVECO BUS anuncia primeiro ônibus a GNV fabricado na Argentina

A IVECO BUS, marca do Iveco Group, afirmou, mais uma vez, o compromisso com a produção sustentável e o cuidado com o meio ambiente por meio da apresentação de um novo veículo movido a energia limpa. Em celebração a Semana da Mobilidade Sustentável, a empresa lançou o primeiro ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) fabricado na Argentina. O evento ocorreu na fábrica da IVECO, em Córdoba.

As ações da IVECO ligadas à sustentabilidade continuam a crescer e é por isso que a família Natural Power incorpora um novo membro. “Em 2019 fizemos sucesso na Argentina com o lançamento da família Natural Power. Em 2020 começamos com a produção nacional do Tector GNV, e hoje nos posicionamos como a marca mais comprometida com a comercialização de soluções limpas e sustentáveis para nossos clientes, com um portfólio de produtos que se ajusta a cada necessidade”, comenta o presidente do Iveco Group na Argentina, Santos Doncel Jones.

Fomentando a produção nacional

O chassi do ônibus 170G21, que integra a família Natural Power, será inteiramente feito na fábrica da marca em Córdoba.

O veículo terá capacidade para 48 passageiros, acomodados com grande conforto, e foi projetado para o transporte urbano e interurbano, de curta e média distância. Segmento onde, atualmente, se concentra o mercado de ônibus na Argentina.

Com motor CNG FPT Industrial NEF de 6 cilindros e capacidade de 80 litros em cada cilindro, o veículo tem autonomia de 250 km. O 170G21 alcança uma potência máxima de 204 cv e tem um torque de 760 Nm, atingindo uma velocidade máxima de 94 km/h. Por outro lado, seu motor silencioso reduz a poluição sonora e torna o ônibus ideal, também, para serviços noturnos.

“Para cuidar do meio ambiente não precisamos abrir mão de potência ou lucratividade. A tecnologia que utilizamos nos permite ter o mesmo desempenho de um veículo movido a diesel. Dessa forma, diminuímos o custo operacional e, também, oferecemos maior rentabilidade para as transportadoras”, diz Francisco Spasaro, diretor comercial da IVECO para a Argentina.

“Na IVECO estamos cientes de que o meio ambiente não pode esperar, principalmente porque as ações que tomamos não têm efeito imediato. Hoje, estamos felizes em celebrar a Semana da Mobilidade Sustentável com um novo produto da família Natural Power como o 170G21, que nos ajuda a continuar trabalhando para gerar um impacto positivo nas comunidades das quais fazemos parte”, acrescentou Spasaro.

Exportação para países da região

O primeiro ônibus a GNV fabricado na Argentina também será um produto de exportação para a América Latina. “Ao incorporar o 170G21 ao portfólio de produtos da IVECO BUS, não pensamos apenas no mercado local, mas também estabelecemos o objetivo de exportá-lo para países como Colômbia, Chile, Peru, República Dominicana e outros importadores da América Latina. Conhecemos as necessidades de nossos clientes na região e é por isso que nossas expectativas com este veículo são altas”, afirma Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS na América Latina.

“Queremos continuar fortalecendo a presença da marca na região e a forma de fazer isso é trabalhar sempre focados em nossos clientes, oferecendo a eles os mais variados produtos e serviços”, conclui Fetzner.

Produção amiga do meio ambiente

A IVECO contempla um modo de produção baseado na economia circular, o que significa que os resíduos de cada ação que ocorre dentro da fábrica retornam aos produtos como um novo recurso. Por isso, a marca inaugurou neste ano uma nova Ilha Ecológica. Um espaço dedicado à preservação do meio ambiente onde todos os resíduos são reciclados e valorizados.

Exemplo disso são os para-lamas de manobra reciclados que os caminhões Tector (diesel e GNV) Hi-Road e Hi-Land possuem e as ripas de madeira para fixar as rodas sobressalentes do Trakker, Hi-Land e Hi-Way. Por outro lado, também fabricam, entre outros produtos, pedaços de madeira e plástico reciclado que são transformados em ferramentas com as quais os veículos são transferidos para as concessionárias.

Um foco maior na circularidade resulta em mais eficiência de recursos e oportunidades significativas de economia de custos.

“Estamos felizes em fazer parte mais uma vez da Semana da Mobilidade Sustentável e continuar trabalhando para gerar um menor nível de emissões e resíduos. Para o Iveco Group, o aspecto sustentável é essencial, por isso tanto a linha Natural Power, quanto nossa Ilha Ecológica, são exemplos de nosso compromisso com o meio ambiente e nos ajudam a continuar melhorando a qualidade de vida da comunidade”, disse Justo Herrou, gerente de Marketing e Comunicação da IVECO, que também acrescentou: "Os processos produtivos implementados em nossa fábrica têm um duplo objetivo: por um lado, reduzir o impacto ambiental e, por outro, gerar reduções significativas de custos, tanto dos processos como o do produto final. É por isso que nossa fábrica nos enche de orgulho, pois é resultado do compromisso ambiental e comunitário de toda a equipe do Iveco Group”.

IVECO é uma marca do Iveco Group N.V. (MI: IVG). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma ampla gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões off-road e veículos para aplicações como missões off-road. A vasta gama de produtos da marca inclui as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. A IVECO emprega cerca de 21 mil pessoas em todo o mundo. Gerencia unidades de produção em sete países na Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde produz veículos com as mais recentes tecnologias avançadas. 4.200 pontos de venda e serviços em mais de 160 países garantem suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja em operação.

Para mais informações sobre a IVECO: www.iveco.com.br