04-NOV-2022 | 4 DE NOVEMBRO DE 2022

IVECO S-WAY ESTREIA COM O NOVO MOTOR FPT CURSOR 13 COMMON RAIL e-VGT

Com injeção Common-Rail e novo turbocompressor e-VGT, propulsor oferece mais potência e torque em baixas rotações, resultando em maior produtividade, redução das emissões e consumo de combustível até 15% inferior

Produzido na planta de Córdoba, na Argentina, motor apresenta a exclusiva solução em pós-tratamento HI-eSCR, patenteada pela FPT Industrial

4 de novembro de 2022

O melhor pesado já desenvolvido pela IVECO no Brasil é movido pela última geração do motor FPT Cursor 13 produzido pela FPT Industrial. Com injeção Common-Rail de alta tecnologia e novo turbocompressor e-VGT, o consagrado propulsor seis cilindros oferece mais potência e torque em baixas rotações, resultando em maior produtividade na aplicação on-road para o Euro VI, sem abrir mão da eficiência em consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção.

Produzido na planta de Córdoba, na Argentina, o motor também apresenta a exclusiva solução em pós-tratamento HI-eSCR patenteada pela FPT Industrial. Com nova calibração para o mercado brasileiro, o FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT reúne maior agilidade e alta confiabilidade para missões de transporte de cargas.

Conhecidos das estradas, os motores da Série Cursor são a solução ideal para os caminhões destinados para usos pesados e longas distâncias, com PBT acima de 31 toneladas. A arquitetura sem EGR (recirculação de gases de escape), garante a máxima eficiência de combustão, com significativa redução do consumo de combustível e maior desempenho.

Disponível em configurações de potência de 480 cv com 2450 Nm e 540 cv com 2550 Nm, a motorização para o IVECO S-Way recebeu importantes atualizações, como: hardware de última geração, com integração de novos componentes internos como pistões de aço; cabeçote em HTS, com alta capacidade de dissipação de calor, reduzindo riscos de trinca, e menor quantidade de peças móveis, facilitando a sua manutenção. A calibração para o mercado e o combustível brasileiro apresenta ainda uma nova central eletrônica.

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT também apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios, o que traz um grande benefício para o veículo: além de maior segurança na frenagem, é um item de destaque perante os concorrentes. A potência máxima do freio motor no 4º estágio é de 610 cv, um ganho de 150 cv em relação aos veículos Euro V.

“Todos estes atributos reúnem performance, agilidade, economia, produtividade e confiabilidade para quem dirige o caminhão”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL NA DOSE CERTA

O motor FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT conta com a tecnologia Common Rail. A injeção eletrônica de última geração da FPT Industrial garante a quantidade certa de combustível no momento exato, com entrega de potência máxima quase instantânea.

No sistema, a geração de pressão e a injeção de combustível são separadas, o que significa que a bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores, por meio de um tubo distribuidor comum. Esta pressão pode ser controlada independente da rotação do motor. A pressão do combustível, início e fim da injeção são precisamente calculados pela unidade de controle eletrônico, a partir de informações obtidas em diversos sensores instalados no motor.

“Esta condição proporciona excelente desempenho, baixo consumo de combustível e mínima emissão de gases poluentes”, ressalta Almeida.

MAIS PERFORMANCE E TORQUE EM BAIXAS ROTAÇÕES

Além disso, o novo motor do IVECO S-Way é equipado com uma nova turbina e-VGT, a perfeita combinação de inovação e tecnologia, que se traduz em densidade de potência e força para todos os tipos de missão.

O turbocompressor e-VGT de atuador eletrônico oferece melhor dirigibilidade e economia de combustível, além de um torque mais elevado em baixas velocidades. O atuador eletrônico proporciona maior velocidade no controle da válvula by pass (Wastegate), para melhor eficiência nas acelerações do motor e retomadas de velocidade, além de garantir precisão no controle do fluxo de passagem dos gases da turbina, evitando flutuações dinâmicas de pressão e de alimentação.

Com todos estes aprimoramentos, o IVECO S-Way com o novo motor da FPT Industrial entrega uma redução no consumo de combustível de até 15%, comparado à geração anterior de pesados da IVECO. A redução no consumo foi alcançada graças a calibração do motor com a nova transmissão do pesado, desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a melhor escolha de troca de marchas, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

DESENVOLVIMENTO PARA O EURO VI

A tecnologia inovadora em pós-tratamento HI-eSCR da FPT Industrial é atestada por mais de 650.000 unidades produzidas, alcançando até 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar de EGR, como solução de ponta para o PROCONVE P8.

A marca do Iveco Group homologou mais de 20 novos motores visando a nova norma de emissões no mercado brasileiro. O processo de desenvolvimento considerou simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas, em campo e análises de fluídos, com o suporte dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de engenharia do Brasil e Europa.

“As tecnologias do motor FPT Cursor 13 para o IVECO S-Way reúnem o que há de mais avançado no mercado, entregando menores custos de operação dentro da realidade brasileira. O desenvolvimento da motorização, como parte da engenharia do Euro VI, confirma nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e competitivas para nossos clientes”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

FICHA TÉCNICA

FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT

Cilindrada: 12.9L

Número de cilindros / válvulas: 6 / 4

Potência [cv]: 480 a 540 @ 1.900 rpm

Torque [Nm]: 2450 a 2550 @ 1.300 rpm

Sistema de Injeção: ECR (Eletrônica Common Rail)

Aspiração: Turbocompressor e-VGT

Diâmetro por curso [mm]: 135 x 150

Peso seco [kg]: 1.197

Dimensões (C x L x A) [mm]: 1360 x 1008 x 1171

Tecnologia/ATS: HI-eSCR (DOC - DPF - SCR – CUC)

Certificação: PROCONVE P8 (Euro VI)

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em powertrains industriais e soluções. Para mais informações, visite: www.fptindustrial.com.