03-AGO-2022 | 3 DE AGOSTO DE 2022

FUTURO DO MOTOR DIESEL: TEMA DA FPT INDUSTRIAL NO 19º FÓRUM SAE BRASIL DA MOBILIDADE

Pioneira com o FPT F1C, primeiro motor homologado para o Euro VI, FPT Industrial apresenta evoluções em emissões, desafios superados e tendências para o futuro

Tecnologias garantem maior vida útil, menor consumo de combustível e mais eficiência

3 de agosto de 2022

A FPT Industrial saiu na frente ao homologar o primeiro motor para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), com o FPT F1C Euro VI, e agora leva o futuro do motor diesel ao 19º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade - Seção Paraná e Santa Catarina, em Curitiba (PR). Nesta quinta-feira (4), o especialista de Marketing Produto da marca do Iveco Group, Edinilson Almeida, apresenta em palestra as evoluções nos limites de emissões, os desafios superados e as tendências para o futuro. As tecnologias da FPT Industrial garantem maior vida útil, menor consumo de combustível e mais eficiência para o usuário final.

O PROCONVE P8 traz significativas reduções de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) em 80%, HC (hidrocarbonetos não queimados) em mais de 70% e MP (material particulado) em 50%, além de exigir a contagem de partículas. Atualmente, 64,9% do modal de transporte no Brasil é rodoviário. Esse modal representa 97% do consumo de diesel, com a aplicação dos motores Euro VI como fator primordial para as metas de descarbonização do país. 

A FPT Industrial homologou mais de 20 novos motores para o novo nível de emissões. O processo, com o envolvimento dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil e da Europa, realizou simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas, em campo e análises de fluídos. 

MAIOR VIDA ÚTIL, MENOR CONSUMO, MAIS EFICIÊNCIA
Como parte das inovações, o desempenho do motor FC1 Euro VI foi otimizado graças aos avançados sistemas de alimentação do ar, com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente, proporcionando mais potência e torque no tempo necessário, produtividade e durabilidade. A tecnologia de pós-tratamento da FPT Industrial agrega os sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva), com o melhor desempenho da classe. 

“Fora as evoluções em powertrain com consequentes ganhos na aplicação, a chegada do Euro VI eleva o nível tecnológico dos veículos brasileiros a um novo patamar, com características que darão maior competitividade, inclusive no exterior”, ressalta Edinilson Almeida.

GÁS NATURAL COMO ESTRATÉGIA DE TRANSIÇÃO
Como marca com DNA Multi-Power, a FPT Industrial também visualiza a energia do futuro de forma integrada, com o gás natural como ponte para a eletrificação. Neste cenário, as propulsões híbridas, a bateria e a hidrogênio se complementarão, conforme a realidade de cada missão. Com os motores a gás, a marca detém 85% do market share no mercado europeu de caminhões pesados e 70% do market share de comerciais leves (LCVs). São décadas de experiência, com a combustão estequiométrica atestada em mais de 70.000 motores.

SERVIÇO
Palestra – Painel P8 Futuro do motor Diesel

19º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade – Seção Paraná e Santa Catarina

Quando4 de agosto, às 10h30
Onde: Centro de Eventos Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) - Av. Com. Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba (PR)

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group, dedicada ao design, produção e comercialização de motores para veículos on-road e off-road, aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia emprega mais de 8.000 pessoas em todo o mundo, em 11 fábricas e 10 centros de P&D. A rede de vendas da FPT Industrial consiste em 73 concessionárias e cerca de 800 centros de serviço em quase 100 países. Uma ampla oferta de produtos, incluindo seis gamas de motores de 42 HP até 1.006 HP, transmissões com torque máximo de 200 Nm até 500 Nm, eixos dianteiros e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural do mercado para aplicações industriais, com potências que vão de 50 HP a 460 HP. Esta ampla oferta e um forte foco em atividades de P&D tornam a FPT Industrial líder mundial em powertrain. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.