15-DEZ-2022 | 15 DE DEZEMBRO DE 2022

FPT INDUSTRIAL, MAHLE E UNIVERSIDADES FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVER MOTOR F1C MOVIDO A ETANOL E BIOMETANO

Consagrado em todo o mundo, motor da Série F1 será desenvolvido e testado na configuração Bi-Fuel, além de hidrogênio verde, potencializando aplicação de biocombustíveis em comerciais leves

A iniciativa reforça a proximidade da FPT Industrial com o mundo acadêmico e reafirma o compromisso da marca em prover soluções multienergia

15 de dezembro de 2022

A pesquisa e a difusão do conhecimento são fatores-chave para a meta de descarbonização da FPT Industrial. Com uma visão multienergia, a marca global de powertrain do Iveco Group incentiva o desenvolvimento de novos combustíveis, que se complementarão conforme a missão e a realidade de cada região. No Brasil, especificamente, existe grande potencial em biocombustíveis e uma nova parceria, firmada entre a FPT Industrial, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a MAHLE Metal Leve S.A, promete resultar em ainda mais competitividade à matriz energética nacional.

Nos próximos 36 meses, um motor FPT F1C Bi-Fuel cedido pela marca será testado pelas instituições utilizando etanol ou biometano, separadamente, além de hidrogênio verde (H2), para operação em modo Dual-Fuel, bem como comparações em aplicações de veículos híbridos, resultando em uma base sólida de inovação.

O projeto, intitulado “Motor bi-fuel de alta eficiência a etanol e biometano para aplicação em veículos comerciais leves: testes experimentais, hibridização, dual-fuel com H2 verde e análise da pegada de carbono”, visa a atender a realidade do transportador brasileiro, com um motor bi-fuel de alta eficiência que possa ser futuramente utilizado por veículos comerciais leves.

A metodologia do projeto consiste na criação de modelos matemáticos que serão utilizados para caracterizar e prever o comportamento da operação do FPT F1C com etanol e biometano, auxiliando na definição de componentes e hardware. As análises computacionais contribuirão para que se alcance a melhor homogeneidade da mistura ar-combustível. Atividades de calibração estacionárias também serão realizadas buscando a maior eficiência de conversão de combustível. Na sequência, o motor será testado no centro tecnológico da MAHLE em Jundiaí (SP).

A iniciativa reforça a proximidade da FPT Industrial com o mundo acadêmico, que forma os engenheiros do amanhã, e reafirma o compromisso da marca em prover soluções multienergia, desta vez com o FPT F1C, integrante da consagrada Série F1 de motores, referência em veículos comerciais leves movidos a diesel em todo o mundo. Ao todo a iniciativa envolve 15 integrantes, entre alunos e profissionais das universidades, FPT Industrial e MAHLE.

“Com etanol, biometano, além de estudos da utilização de hidrogênio verde, exploraremos todo o nosso potencial de matriz energética regional com baixa pegada de carbono, permitindo uma vantagem competitiva rumo a meta do Iveco Group para zerar as emissões de carbono até 2040”, afirma o diretor de engenharia da FPT Industrial, Alexandre Xavier.

Para a UNIFEI, que em breve inaugurará um novo centro de produção de H2 verde em sua sede em Itajubá (MG), a nova parceria firmada com a FPT Industrial representa uma singularidade, como parte da pesquisa e desenvolvimento do Programa Rota 2030.

“O projeto atenderá uma demanda do transporte brasileiro, considerando o uso de etanol e biometano, representando o equilíbrio ideal sob aspectos econômico, logístico, técnico e ambiental, além de promover o fortalecimento da rede de pesquisa entre as Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) e empresas”, aponta um dos coordenadores do projeto, prof. Dr. Christian Coronado, da UNIFEI.

Os recursos do projeto são Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), responsável por coordenar a Linha V (Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa a Combustão) do Programa Rota 2030.

BIOMETANO COMO PONTE PARA O BRASIL

O head do Tech Center South America da MAHLE Metal Leve S.A., Everton Lopes, enfatiza o grande potencial de disponibilidade do biometano no Brasil, proveniente de diversas fontes, que apoiará o país no alcance dos seus compromissos na redução das emissões de gases do efeito estufa.

“Considerando que atualmente uma grande parte da matriz energética brasileira do transporte é composta por diesel fóssil, desenvolver soluções alternativas deve ser uma prioridade. O desenvolvimento do motor bi-fuel é um importante progresso rumo a descarbonização. A parceria da MAHLE com a FPT Industrial, associada a competências das universidades parceiras, será um fator de sucesso, garantindo a aplicação da tecnologia no mercado no futuro próximo”, diz Lopes.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em powertrains industriais e soluções. Para mais informações, visite:  www.fptindustrial.com.