22-JUN-2022 | TURIM, 22 DE JUNHO, 2022

FPT INDUSTRIAL LEVA O SONHO DE INDEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DOS AGRICULTORES À FEIRA MUNDIAL DE BIOGÁS 2022

Turim, 22 de junho, 2022

A FPT Industrial abre caminho para a independência energética dos agricultores na Feira Mundial de Biogás 2022, a principal feira mundial dedicada ao setor de produção de biogás, realizada no National Exhibition Centre (NEC ) em Birmingham, Reino Unido, nos dias 15 e 16 de junho.

No estande D503, a marca exibiu sua solução para a geração de energia elétrica alimentada por recursos renováveis: o Smart Hybrid Hub da FPT Industrial, o primeiro conceito de grupo gerador a gás natural de baixa pressão e velocidade variável, híbrido e multimodal do mundo concebido 100% pela FPT Industrial.

Os visitantes puderam ver "por dentro" o conceito do grupo gerador através das paredes de LED, acompanhar o ciclo completo desde a produção agrícola, passando pela geração de eletricidade até seu uso na fazenda ou externamente. O conceito se baseia no primeiro motor F28 a biometano de velocidade variável e baixa pressão para geração de energia com todo o combustível derivado da digestão anaeróbica de resíduos agrícolas e do chorume do gado. O motor é acoplado a um sistema de Gerenciamento de Controle Híbrido da FPT Industrial, caracterizado por uma configuração aberta com baterias e inversor equivalente, dependendo do perfil da missão.

"Nosso objetivo é criar um ciclo virtuoso, sustentável, de carbono zero, para proporcionar a 'independência energética' dos agricultores" diz Andrea Ercolino, gerente de Portfólio de Produtos e de Marketing de Geração de Energia da FPT Industrial. "Bem como gerar oportunidades adicionais de receita derivadas das vendas do biometano excedente. Mais um passo à frente para a FPT Industrial no caminho da transição energética".

Além de alimentar o grupo gerador, o biometano produzido no local pode ser de fato usado para abastecer tratores a gás natural e veículos comerciais como caminhões e veículos de carga, enquanto o excedente, tanto de eletricidade quanto de biogás, pode ser fornecido à rede nacional. A parceira da FPT Industrial neste projeto é a Bennamann Ltd., uma empresa britânica de tecnologia agrícola, em rápido crescimento no campo da energia limpa, especializada no fornecimento e na produção de biometano "melhor do que zero carbono", proveniente de emissões fugitivas de resíduos orgânicos em decomposição, incluindo chorume de esterco agrícola.

Falando na Feira, o cofundador, presidente e CTO da Bennamann, Chris Mann, disse: "Estamos orgulhosos por fazer esta parceria com a FPT Industrial para oferecer nossa visão compartilhada de uma agricultura independente de energia. O Smart Hybrid Hub completa a cadeia tecnológica da Bennamann viabilizando nossa solução ponta a ponta desde a captura do metano fugitivo, passando pelo processamento de biometano para veículos e o fornecimento de combustível, eletricidade e calor para o agricultor". Ao receber o prêmio Soluções Circulares AD com "menção honrosa" na feira, Chris acrescentou: “Ficamos extremamente felizes por receber esse reconhecimento, respaldado por nossas sólidas parcerias, o que torna possível e tão empolgante a expansão da agricultura independente de energia, observe esse espaço!"      

Um dos vários destaques do conceito de grupo gerador híbrido multimodal é a capacidade de atender a diferentes necessidades dos clientes com três modos de operação principais.

modo Boosting é dedicado ao corte de pico com alta resposta de carga, com o motor funcionando no máximo e as baterias entrando para fornecer o buffer extra necessário.

modo Touring se encarrega da durabilidade total, com o motor e a bateria funcionando alternadamente, a fim de otimizar a eficiência e prolongar toda a vida útil do sistema.

modo Eco completamente elétrico foi projetado com a economia de combustível em mente e sua autonomia de baixa carga pode ser ampliada graças às baterias modulares.

Em comparação com grupos geradores padrão, o conceito de grupos geradores FPT Industrial Smart Hybrid Hub oferece uma faixa de potência maior com uma classificação padrão de 30-40-60-80 kVA com um único gerador, consumo de combustível até 20% menor, motor com -22% de cilindrada e intervalos de troca de óleo 2,5 vezes maiores em relação aos grupos geradores a diesel de velocidade constante.

Atualmente, o primeiro protótipo do grupo gerador Smart Hybrid Hub está passando por uma série de testes e sessões de treinamento na Fazenda Chynoweth (Truro, Cornualha, Reino Unido), sede do centro de testes e pesquisas da Bennamann. Todos os seus modos e funcionalidades de trabalho - híbrido, elétrico completo e carregamento de baterias - foram testados repetidamente com o motor F28 NG movido a biometano produzido na fazenda.

A versatilidade do motor F28 a gás natural vai muito além da geração de energia. É o motor que propulsiona um protótipo do trator de esteira New Holland TK Methane Power, atualmente em funcionamento na premiada vinícola Fontanafredda para alcançar a primeira safra de vinho Barolo com emissão zero até 2025. O compromisso da FPT Industrial com o Gás Natural e a agricultura sustentável é ainda demonstrado pelo motor de seis cilindros FPT N67 NG, com 180 hp e 740 Nm de torque, capaz de proporcionar o mesmo desempenho e durabilidade que seu equivalente a diesel. Esse motor propulsiona o New Holland T6.180 Methane Power, o único trator a biometano de produção em massa do mercado, denominado "Trator do Ano" de 2022 na categoria Sustentabilidade e que esteve em exposição no estande da marca New Holland Agriculture durante a Feira Mundial de Biogás.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group, dedicada à concepção, produção e venda de powetrains para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas, em 11 fábricas e 11 Centros de P&D. A rede de vendas da FPT Industrial consiste em 73 concessionárias e cerca de 800 centros de serviço em quase 100 países. Uma grande variedade de produtos, incluindo seis linhas de motores de 42 hp até 1.006 hp, transmissões com torque máximo de 200 Nm até 500 Nm, eixos dianteiros e traseiros de 2 a 32 ton GAW (Peso Bruto por Eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural do mercado para aplicações industriais, com potências de 50 a 460 hp. Essa extensa oferta e um forte foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em powertrains industriais. Para obter mais informações, acesse  www.fptindustrial.com.

A Bennamann Limited é uma pequena empresa em rápido crescimento que desenvolve, fabrica e implanta tecnologias inovadoras para produção, distribuição e uso de combustível biometano "melhor que zero carbono". Esse é o combustível proveniente do metano fugitivo emitido pelo chorume de estrume animal. A Cadeia Tecnológica da empresa inclui uma integração perfeita: novas coberturas de lagoa exclusivas para a captura e armazenamento temporário de metano fugitivo; equipamentos para filtrar, processar e liquefazer o metano fugitivo em pequena escala, fora da rede de gás e fora da rede elétrica locais; tanques de combustível patenteados e extremamente inovadores para a armazenagem, o transporte e o uso do biometano líquido e ecologicamente correto; satélites e a Internet das Coisas (IoT) possibilitaram a tecnologia para o fornecimento otimizado de metano, o monitoramento, o controle e o diagnóstico de equipamentos, a medição da produção de combustível e o faturamento do cliente. As tecnologias da Bennamann não exigem nenhuma intervenção do agricultor e, quando implantadas em torno do "Ciclo Bennamann", criam uma economia circular sustentável para a agricultura independente de energia que oferece uma grande variedade de benefícios econômicos, ambientais e operacionais - agregando valor às empresas agrícolas e proporcionando uma revolução de energia limpa no local.  www.bennamann.com