24-OUT-2022 | 24 DE OUTUBRO DE 2022

FPT INDUSTRIAL INAUGURA NOVA FÁBRICA DE ePOWERTRAIN EM TURIM. O FUTURO DA MOBILIDADE CARBONO NEUTRO COMEÇA AQUI

24 de outubro de 2022

FPT Industrial, marca global de Powertrain do Iveco Group, inaugurou sua nova fábrica de ePowertrain, totalmente dedicada à produção de uma linha elétrica da marca, que inclui eixos elétricos, pacotes de baterias e acionamentos centrais elétricos para veículos comerciais leves, micro-ônibus e ônibus.

Essa inauguração estabelece outro marco importante para a marca em seu processo de descarbonização e em sua estratégia para atingir emissões líquidas zero com os seus produtos e todas as suas atividades industriais.

O novo local de produção é a primeira fábrica do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao compensar as emissões de CO2 com a compra de energia de fontes renováveis e créditos de carbono. Além disso, a energia da fábrica é gerada por painéis solares fixados na fachada, com tecnologias inovadoras, como a “mini torre eólica” e a “SmartFlower” (painel solar inteligente em formato de flor).

A nova fábrica de ePowertrain também demonstra preocupação coma proteção ambiental através do “Sustainability Garden”, o jardim sustentável do Iveco Group, um espaço interno de 6.000 metros quadrados com 100 espécies de plantas nativas resistentes à seca, com grande capacidade de absorção de CO2. Um caminho de pedestres também foi criado com pallets reciclados. Os quatro painéis instalados ao longo do percurso, também feitos com pallets reciclados, ilustram as prioridades de sustentabilidade e metas relacionadas do Iveco Group.

O prefeito de Turim, Stefano Lo Russo, e o conselheiro de Orçamento, Patrimônio e Desenvolvimento de Atividades Produtivas da região de Piemonte, Andrea Tronzano, participaram da cerimônia em 18 de outubro, em conjunto com uma delegação de professores e estudantes da Universidade de Turim.

As características da nova fábrica da FPT Industrial, assim como a visão de negócios do Iveco Group, foram abordadas durante uma palestra, apresentada por Sylvain Blaise, presidente da Unidade de negócios de Powertrain do Iveco Group, Domenico Nucera, presidente da Unidade de negócios de ônibus do Iveco Group, Luca Sra, presidente da Unidade de negócios de caminhões do Iveco Group e Annalisa Stupenengo, diretora de Operações do Iveco Group.

SUSTENTABILIDADE, SEGURANÇA E TECNOLOGIA AVANÇADA NO TRABALHO

A nova fábrica de ePowertrain é integrada à área da FPT Industrial em Stura, próxima à área de testes e à fábrica de produção de transmissões, eixos e motores de combustão interna, com vantagens óbvias em termos de sinergias industriais.

Com uma área total de 15.000 metros quadrados, a fábrica de ePowertrain possui três linhas de produção paralelas dedicadas respectivamente à montagem de pacotes de baterias, acionamentos centrais elétricos e produção de eixos elétricos para veículos comerciais pesados (HCVs).

Funcionando a plena capacidade, ela produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 pacotes de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.

Estima-se que o número de colaboradores aumente para 200 pessoas e, enquanto isso, a nova fábrica de ePowertrain já está gerando novos empregos.

A adoção de inovações notáveis nas linhas de produção é a marca registrada da FPT Industrial, mas na fábrica de ePowertrain a colaboração entre seres humanos e máquinas atingiu o estado da arte, graças às tecnologias da Indústria 4.0 implementadas em todas as áreas, que permitem a coleta e a análise automática de todos os dados essenciais para monitorar e melhorar a segurança, qualidade e produtividade.

Todos os processos de produção são baseados em armazéns altamente automatizados, que gerenciam componentes, e são desenvolvidos em estações de montagem controladas eletronicamente.

As tecnologias de última geração implementadas incluem realidade aumentada e virtual, com redução do tempo de concepção das linhas de produção através da simulação de resultados operacionais antes da instalação física; Impressão 3D e sistemas de observação inteligente (“Smart Observer”) baseados em sensores inteligentes; Scanners 3D para medições meteorológicas; Simuladores de realidade 3D e robôs cooperativos.

Esses robôs, em conjunto com os veículos guiados automatizados, melhoram muito a ergonomia e a segurança, além de tornarem o trabalho dos operadores mais fácil e menos estressante.

As verificações de qualidade em nuvem permitem a detecção instantânea de problemas, ao mesmo tempo em que as verificações de fim de linha conferem a conformidade do produto, em termos de configuração, desempenho e segurança.

Na linha de eixos elétricos para veículos comerciais pesados (HCVs), uma estação com sinais luminosos auxilia o operador, indicando com clareza os componentes que devem ser selecionados e onde devem ser montados, contribuindo assim para alcançar o objetivo de zero erros.

Na linha de montagem de baterias, os tapetes dielétricos protegem o operador contra possíveis dispersões elétricas, enquanto as câmeras de imagem térmica medem automaticamente a temperatura das baterias, reportando imediatamente desvios em relação à norma.

"Como principais players de transição energética em todos os setores on-highway e off-highway, somos pioneiros em novos sistemas de propulsão de energia limpa e totalmente comprometidos em atingir a meta de 'carbono zero líquido' até 2040," diz Sylvain Blaise, presidente da Unidade de negócios de Powertrain do Iveco Group. “Nossa nova fábrica de ePowertrain é um passo fundamental desse processo. “Os produtos eletrificados que fabricamos aqui acelerarão a descarbonização no setor de transporte, proporcionando soluções de ponta a nossos parceiros e clientes para suas futuras linhas de produtos”.

“As pessoas são a chave para o nosso sucesso. Oferecemos à nossa equipe uma nova mentalidade para lidar com os novos desafios de mobilidade elétrica, e novas habilidades relacionadas ao ambiente da Indústria 4.0. É um gerenciamento de mudanças,” diz Alessandro Sezza, gerente da fábrica do Iveco Group em Turim. “Na Tech Academy, preparamos nossos funcionários para um processo completamente novo, em que é fundamental gerenciar os fluxos de informação fornecidos por robôs e ferramentas automatizadas. Mas também ensinamos as habilidades interpessoais necessárias. Com um programa personalizado, chamado “In trasformazione”, preparamos nossos funcionários para lidarem com um contexto fluido e complexo.”

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI), que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.

Contatos para mídia

Sara Emilia Benetti, +39 3386674878