03-OUT-2022 | 3 DE OUTUBRO DE 2022

FPT INDUSTRIAL EQUIPA O PRIMEIRO LIMPADOR DE NEVE DO MUNDO COM UM MOTOR A COMBUSTÃO DE HIDROGÊNIO, O NOVO XC13

3 de outubro de 2022

A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, segue liderando o mercado de propulsão alternativa e alcança as pistas de esqui. Apenas alguns dias após o lançamento na IAA, em Hannover, a FPT Industrial apresenta a primeira aplicação conceito do novo motor de combustão a hidrogênio XC13 e uma nova parceria firmada com um parceiro de excelência. 

Em 23 de setembro, em Vipiteno (Bolzano, Itália), a PRINOTH, uma empresa líder mundial na área de produção de veículos limpadores de neve e veículos sobre esteiras, comemorou seu 60º aniversário apresentando todos os modelos que fizeram parte de sua história e seus lançamentos mais recentes, incluindo o LEITWOLF h2Motion, o primeiro veículo limpador de neve movido a hidrogênio do mundo, com um motor de combustão interna da FPT Industrial. O novo veículo conceito é equipado com o novo FPT XC13 Hydrogen, motor de 13 litros e seis cilindros que fornece 460 cv (338 kW) e 2.000 Nm de torque.

Revelado na IAA de 2022, o novo XC13 da FPT é o primeiro motor multicombustível de base única. Do diesel ao gás natural — incluindo o biometano — hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor base foi concebido em múltiplas versões para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no produto final.

Beneficiando-se de longa experiência em combustíveis alternativos, o motor a hidrogênio XC13 é um novo conceito, que busca uma oferta complementar para acelerar o processo de descarbonização do setor de aplicações industriais.

O motor de combustão a hidrogênio instalado no PRINOTH LEITWOLF h2Motion é uma tecnologia adicional do portfólio industrial da FPT para soluções de zero emissão de CO2, oferecendo aos clientes a familiaridade com a qual já estavam acostumados nas máquinas tradicionais. O combustível de hidrogênio é armazenado em cinco tanques instalados na parte traseira da máquina, para um tempo de funcionamento estimado de mais de 3 horas. 

Projetado principalmente para preparar pistas de estações de esqui maiores devido à sua potência e tamanho, o novo veículo conceito representa mais um passo em direção ao objetivo da PRINOTH de oferecer uma frota totalmente neutra em carbono e a colaboração com a FPT Industrial sinaliza o compromisso mútuo das duas empresas com a sustentabilidade em aplicações off-road.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI), que se dedica a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, visite  www.fptindustrial.com.


Contatos para mídia

Sara Emilia Benetti, +39 3386674878

Emanuela Ciliberti, +39 3666860754

E-mail: press@fptindustrial.com