08-MAR-2022

FPT INDUSTRIAL E CNH INDUSTRIAL SE JUNTAM À "WEWORLD ONLUS" EM MOÇAMBIQUE PARA AUMENTAR A RESILIÊNCIA CONTRA A MUDANÇA CLIMÁTICA E APOIAR A COMUNIDADE

08 de Março de 2022

FPT Industrial, marca global de sistemas de propulsão do Iveco Group, e a CNH Industrial (NYSE: CNHI/MI: CNHI) juntaram-se à organização caridade WeWorld em seu esforço comum para mitigar os efeitos da mudança climática.

O foco da parceria será Moçambique, país frequentemente sujeito a eventos climáticos extremos, como cheias e ciclones, que podem ter consequências devastadoras em termos de perdas humanas e danos econômicos e ambientais. O projeto dirigido pela WeWorld, pela CNH Industrial e pela FPT Industrial tem como foco o distrito de Sussundenga e a área administrativa de Dombe, na província de Manica, na zona oeste do país, que são frequentemente atingidos por grandes ciclones.

A colaboração irá construir comunidades e escolas resilientes, bem como melhorar a gestão de riscos nesta área vulnerável frequentemente exposta aos efeitos hidrometeorológicos da mudança climática. Em particular, o projeto inclui três etapas principais.

Primeiramente, o projeto irá criar seis Comitês de Gestão de Riscos de Desastres Escolares em escolas públicas de Manica, que envolverão professores e voluntários. Aos comitês serão fornecidas ferramentas e conhecimentos que lhes permitirão enfrentar situações de desastres naturais de maneira mais resiliente. Cada comitê será treinado de acordo com o Plano Escolar Básico de Emergência, uma ferramenta inovadora criada pelo UN-Habitat e a UNICEF para enfrentar e gerenciar riscos e catástrofes usando a metodologia de Análise de Vulnerabilidades e Capacidades Climáticas. Os comitês também terão um kit de Sistema de Alerta Precoce, que conterá o equipamento necessário para receber os alertas e relatórios comunicados aos membros da comunidade escolar durante emergências.

Além disso, a iniciativa irá renovar 19 salas de aula no distrito de Mossurize, em Ngungunhana. A intervenção estrutural irá melhorar as condições dos edifícios para reduzir a vulnerabilidade das infraestruturas, ajudando assim a proteger alunos e professores e a garantir sua resiliência estrutural e sua capacidade de continuar funcionando após a ocorrência de emergências e desastres. Isso também garantirá espaços de aprendizagem mais seguros e inclusivos para estudantes e professores, incluindo pessoas com deficiências, fornecendo serviços educacionais eficientes e eficazes mesmo durante os períodos críticos após desastres naturais.

"Mitigar os riscos e os efeitos das mudanças climáticas, como o apoio ao treinamento de jovens, são alguns dos desafios globais que a CNH Industrial está enfrentando", disse Daniela Ropolo, Diretora de Iniciativas de Desenvolvimento Sustentável da CNH Industrial. "A mudança climática tem um sério impacto na qualidade de vida das pessoas, especialmente em determinadas zonas do globo. Estamos orgulhosos por termos estabelecido essa parceria com a We World, compartilhando nossos conhecimentos e valores para o progresso deste projeto. Representa uma maneira tangível de confirmar nosso compromisso com os jovens e as gerações futuras."

Por fim, a FPT Industrial irá doar à sede da Proteção Civil (INGD) em Maputo um grupo gerador N45 SM 1A 59-65 kW por parte da FPT Industrial que será gerenciada pelo representante local. O gerador garantirá a continuidade elétrica após desastres naturais significativos que afetam as linhas elétricas e os serviços elétricos, garantindo ao mesmo tempo a continuidade das operações relacionadas com emergências por parte dos operadores da Proteção Civil e outros trabalhadores de emergência.

Destinado a fornecer energia para hospitais, centros de saúde ou escolas durante emergências, o grupo gerador aumentará bastante a resiliência da população local em relação aos efeitos da mudança climática e permitirá que a FPT Industrial participe de um projeto prático direto envolvendo apoio comunitário, cuidados ambientais, treinamento em primeiros socorros e a promoção da sustentabilidade em todos os níveis.

"Estamos totalmente empenhados na transição energética, com projetos tanto de nível global, quanto local", comenta Egle Panzella, Diretor de Sustentabilidade da FPT Industrial"Porque sabemos que mesmo gestos de solidariedade aparentemente pequenos podem ter um impacto positivo significativo nas comunidades locais. A entrega de nosso gerador de energia será uma oportunidade para fornecer equipamentos essenciais, participando simultaneamente de um programa de treinamento focado para a população local, criado para melhorar sua prontidão e resiliência em situações de emergência."

Com sede em Milão (Itália) e operações em 25 países, a WeWorld trabalha há mais de 50 anos para garantir os direitos e a igualdade de oportunidades de mulheres, meninas e meninos através do acesso a recursos, saúde, educação e trabalho. A WeWorld opera em Moçambique desde 2000.

Piero Meda, Representante Nacional em Moçambique da WeWorld, disse: "O apoio da FPT Industrial e da CNH Industrial é essencial para garantir a continuidade do desenvolvimento de uma educação inclusiva e resiliente em segurança em Moçambique e para ajudar não somente os estudantes, mas também suas famílias e comunidades locais na gestão dos riscos e no apoio em emergências. Como resultado da recente depressão tropical 'Ana', várias escolas em que trabalhamos nas províncias de Cabo Delgado e Manica sofreram danos e inundações, e uma delas foi destruída. É possível dar resposta imediata graças também ao apoio da FPT Industrial e da CNH Industrial, que destinou parte de sua doação para a saúde e segurança das infraestruturas escolares. A próxima atividade será garantir o treinamento dos comitês de gestão de riscos de desastres escolares, que estarão prontos para responder a emergências e, especialmente, para prevenir desastres."

A FPT Industrial é uma marca do Iveco Group, dedicada ao projeto, produção e venda de powertrains para veículos on e off-road, aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas no mundo inteiro, em dez fábricas e sete centros de pesquisa e desenvolvimento. A rede de vendas da FPT Industrial consiste em 73 revendedores e cerca em 800 centros de serviço em quase 100 países. Uma grande variedade de produtos, incluindo seis linhas de motores de 42 hp até 1.006 hp, transmissões com torque máximo de 200 Nm até 500 Nm, eixos dianteiros e traseiros de 2 a 32 ton GAW (Peso Bruto por Eixo). A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural do mercado para aplicações industriais, incluindo os motores de 136 a 460 hp. Essa extensa variedade e o foco nas atividades de P&D fazem da FPT Industrial um líder mundial em powertrains industriais. Para obter mais informações, acesse o site  www.fptindustrial.com.