09-NOV-2022 | 9 DE NOVEMBRO DE 2022

FPT INDUSTRIAL APRESENTA NA FENATRAN 2022 SUAS SOLUÇÕES ePOWERTRAIN PARA ZERO EMISSÕES

Divisão dedicada dentro da FPT Industrial é comprometida em desenvolver novas gerações de produtos, com foco principal em eAxles, Central Drives, Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias

Nova ePlant inaugurada na Itália confirma foco em soluções disruptivas que abrem caminho para o futuro de powertrain, hoje

9 de novembro de 2022

Inovação e sustentabilidade sempre fizeram parte do DNA da FPT Industrial. Na vanguarda tecnológica, a marca apresenta na Fenatran 2022 suas soluções da novíssima divisão ePowertrain, deixando clara a sua posição atual e futura como fornecedora de soluções completas em emissão zero como eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS).

Com hubs principais baseados nos centros de P&D em Arbon, na Suíça, e Turim, na Itália, a divisão FPT ePowertrain é comprometida em desenvolver novas gerações de produtos, representando o futuro do powertrain, hoje. Para alcançar esta posição, a FPT Industrial conta com uma nova ePlant na Itália, para produção dedicada a soluções ePowertrain, além de continuar a implementar soluções disruptivas, com visão revolucionária e abordagem de Open Innovation, atuando com agilidade e em parceria com startups de mobilidade elétrica.

A solução FPT zero emissões também passa pela integração de sistemas em todos os projetos, para a solução mais adequada conforme cada tipo de missão.

A marca enxerga entre as soluções para o futuro da propulsão, as tecnologias Hybrid, com diferentes soluções de hibridização em todos os requisitos de aplicação, redução de CO2, produtividade aprimorada, eletrificação de auxiliares e operação zero emissão limitada; Battery Electric, com solução zero emissão em diferentes aplicações, principalmente para equipamentos de baixa demanda de energia/baixa mobilidade, com extensão para aplicações pesadas on-road; e Hydrogen, solução de zero emissão para explorar o hidrogênio como vetor de energia, com base em conversão de ICE para H2 (puro ou misturado com GN) ou FCEV ZE, solução de longo prazo para aplicações pesadas e de alta demanda de energia.

“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de produtos”, explica Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Com a chegada da planta de ePowertrain, complementamos nossa oferta de soluções sustentáveis para movermos, conectados, a energia do futuro”.

PLANTA FPT ePOWERTRAIN – 100% ELÉTRICA

A primeira fábrica dedicada da FPT Industrial para a produção dos novos produtos eDriveline e soluções de armazenamento de bateria está localizada em Turim, na Itália. A instalação inclui aproximadamente 7.000 m² de área fabril e 7.600 m² de área de armazenamento, com espaço para expansão de acordo com as necessidades do negócio. Sustentabilidade, inovação e uma abordagem centrada nas pessoas são os pilares que nortearam o projeto da nova planta.

Graças à realidade virtual e aumentada, conectividade e tecnologias inovadoras, os processos e fluxos de trabalho e o layout da planta foram otimizados para oferecer altos padrões de qualidade, segurança e confiabilidade, proporcionando redução no processo de lançamento de novos produtos para os clientes.

A fábrica de ePowertrain possui três linhas de produção paralelas dedicadas respectivamente à montagem de pacotes de baterias, módulos de transferência de potência e produção de eixos elétricos para veículos comerciais pesados (HCVs). Funcionando a plena capacidade, ela produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 pacotes de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.

A nova instalação de alta eficiência de Turim é ainda a primeira fábrica da FPT Industrial e do Iveco Group 100% neutra em carbono, usando energia de fontes renováveis.

CENTRAL DRIVE eCD 140 – INTEGRANDO SISTEMAS DE TRAÇÃO ELÉTRICA

Dentre deste pacote completo de tecnologia, o FPT Central Drive eCD 140 é uma solução compacta e completa para integração de sistemas de acionamento elétrico em veículos comerciais leves e miniônibus (Peso Bruto de até 8 toneladas). A Engenharia da FPT projetou um módulo de transferência compacto e robusto para garantir uma fácil integração nas plataformas existentes e espaço otimizado durante a instalação, para integração dos packs de baterias.

O eCD 140 oferece potência máxima de até 140kW (190 cv) e torque máximo de 400 Nm; é projetado para aplicações com tração traseira e proporciona excelente eficiência (>92%) e durabilidade (até 350.000 km). Incorpora um sistema de bloqueio de estacionamento para segurança e é facilmente adaptável a soluções híbridas.

BATERIAS PARA LCVs E ÔNIBUS – TRANSPORTE VERDE

A linha ePowertrain de alto desempenho, confiabilidade e alta qualidade é complementada por soluções de armazenamento e gerenciamento de baterias de última geração. Criadas em parceria com a Microvast, empresa norte-americana líder em sistemas de carregamento ultrarrápido e bateria de longa duração, as baterias da FPT Industrial foram desenvolvidas para LCVs, micro-ônibus e ônibus, com a Microvast cuidando dos módulos e células e a FPT criando a carcaça e a integração completa.

eBS 37

A bateria FPT de 37 kWh para aplicações LCVs e Minibus é uma bateria modular que incorpora células Microvast com tecnologia exclusiva de íons de lítio para alta densidade de energia e profundidade de descarga (95%), com vantagens em termos de peso reduzido. Graças também à tecnologia NMC (Lithium Nickel Cobalt Manganese), solução de maior desempenho para aplicações em veículos comerciais, a eBS 37 oferece carregamento rápido. Além disso, este sistema avançado e bem projetado oferece alta densidade de energia e estabilidade.

Para o projeto conjunto da nova IVECO eDAILY, de uma a três baterias podem ser instaladas. Cada pack tem uma capacidade de 37 kWh, resultando numa capacidade máxima da bateria de 111 kWh. As unidades de armazenamento de energia alimentam um motor traseiro com potência máxima de 140 kW (100 kW com apenas uma bateria instalada) e torque de até 400 Nm (300 Nm com uma bateria). A autonomia varia de acordo com o peso do veículo e a capacidade da bateria, de 110 km a 300 km, conforme o PBT. No trânsito da cidade, pode-se alcançar até 400 km. A velocidade máxima é de 120 km/h.

Em relação ao tempo de carregamento, a IVECO estima que o carregamento AC com 11 kW leva 9h com três baterias, sendo reduzido para 5h com 22 kW. Com o carregamento DC, a bateria fica 80% carregada em menos de 90 minutos; com uma ou duas baterias, 60 minutos.

eBS 69 BUS

A bateria FPT de 69 kWh para aplicações de ônibus é uma bateria modular que incorpora células Microvast com tecnologia exclusiva de íons de lítio para uma alta densidade de energia, oferecendo o melhor desempenho da classe em aplicações de ônibus urbanos. Graças também à tecnologia NMC, a solução mais versátil, poderosa e de alto desempenho até hoje, a eBS 69 tem carregamento rápido. Além disso, este sistema avançado e bem projetado oferece alta densidade de energia e estabilidade.

eAXLE – O FUTURO ESTÁ CHEGANDO

A FPT Industrial está respondendo aos desafios cruciais de sustentabilidade dos transportes, transição energética e redução das emissões de CO2 com uma gama completa de produtos inovadores. Projetados para integrar totalmente todos os elementos ePowertrain em uma solução compacta para acomodar facilmente a carga comercial e as baterias, os novos eAxles garantirão excelente desempenho, eficiência e confiabilidade de acordo com a aplicação da missão.

“A linha eDriveline inclui versões leves e pesadas, fornecendo soluções de eletrificação para vans, caminhões leves, médios e pesados e ônibus de 3,5 a 44 toneladas”, aponta Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

eAX 145-R eDriveline

A FPT apresenta um novo protótipo de eixo elétrico projetado para aplicações em veículos comerciais leves. Demonstrando seu compromisso com as soluções de P&D, o protótipo foi projetado para reunir cada componente do driveline elétrico em um design extremamente compacto, garantindo o máximo desempenho e eficiência (>92%), sem comprometer a confiabilidade - todas as características são distintivas da FPT Industrial. Seu layout é adaptável para atender a várias necessidades de powertrain.

eAX 840-R Nikola Tre

Por meio da joint-venture entre IVECO, NIKOLA e FPT Industrial, em apenas dois anos, projetamos e lançamos rapidamente um produto destinado a ser pioneiro no mercado mundial de veículos comerciais pesados elétricos. Instalado pela primeira vez no Nikola Tre BEV, o eAX 840-R é um eixo duplo eMotor para caminhões pesados de até 44 toneladas, que garante alto desempenho e eficiência, confiabilidade e baixo TCO, com longos intervalos de troca de óleo e vida útil de até 1.200.000 km. Todos os componentes mecânicos e elétricos são integrados em uma estrutura de eixo compacto, a fim de maximizar o espaço residual do veículo após a instalação.

“Como produtores de sistemas de propulsão, aceitamos o desafio da evolução de uma economia baseada em carbono para uma nova economia circular sustentável. Nosso portfólio de inovação e tecnologia sustentável apresentado na Fenatran confirma o compromisso da meta de net zero até 2040, com a FPT Industrial como referência de tecnologias chave para nossos clientes e parceiros”, ressalta Rangel.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em powertrains industriais e soluções. Para mais informações, visite: www.fptindustrial.com.