07-NOV-2022 | 7 DE NOVEMBRO DE 2022

CONECTADOS MOVEMOS O FUTURO – FPT INDUSTRIAL EXIBE MÚLTIPLAS INOVAÇÕES EM POWERTRAIN NA FENATRAN 2022

Soluções em ePowertrain, novo XC13, motores Euro VI para o mercado brasileiro e a gás natural, além do Original Reman, são apresentados ao público no São Paulo Expo

Abordagem multienergia considera protagonismo do diesel no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano

7 de novembro de 2022

A energia do futuro é o tema da FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, na Fenatran 2022. Na vanguarda da tecnologia, a marca participa do maior evento de transportes da América Latina, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, compartilhando a sua visão revolucionária e integrada para a transição energética. Desta forma alia sustentabilidade e soluções disruptivas para a oferta de acordo com a realidade local.

Pioneira em novos sistemas de propulsão e comprometida com a meta de carbono zero do Iveco Group até 2040, a FPT apresenta sua novíssima divisão ePowertrain com soluções completas em emissão zero como eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS); o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial; a nova geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para o PROCONVE P8/Euro VI; a nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman, ambos para o segmento on-road, de comerciais leves, caminhões e ônibus.

“Como parte da propulsão sustentável do futuro, a FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções conforme cada missão”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

A abordagem multienergia considera o protagonismo do diesel no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano, complementados com a recém inaugurada planta de ePowertrain em Turim, na Itália.

ePOWERTRAIN: FUTURO DA MOBILIDADE CARBONO NEUTRO

A nova planta de e-Powertrain da FPT Industrial é a primeira fábrica do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao compensar as emissões de CO2 com a utilização de energia de fontes renováveis e complementação com créditos de carbono.

Com uma área total de 15.000 metros quadrados, possui três linhas de produção dedicadas à montagem de packs de baterias, Central Drives e produção de eAxles para veículos comerciais pesados (HCVs). Funcionando a plena capacidade, produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 módulos de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.

XC13: PLATAFORMA MULTICOMBUSTÍVEL

Evolução dos motores Cursor, o XC13 toma forma na Fenatran. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor foi concebido de forma revolucionária, em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.

A versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e +14% de torque em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa). Desta forma o XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2.

EURO VI: NOVA GERAÇÃO DE MOTORES PARA O BRASIL

Como parte das evoluções em emissões para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), a nova geração FPT Euro VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT), mais robustez e economia, com soluções como o sistema de pós-tratamento HI-eSCR.

Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o P8 traz significativas reduções de emissões: +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).

FPT N67: AGORA PARA VEÍCULOS COMERCIAIS

Na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de motores de combustão interna da FPT Industrial. Consagrado em todo o mundo, já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power – o primeiro trator do mundo movido a biometano –, e também está disponível para aplicações no segmento on-road, de transportes, seja em caminhões como também em ônibus.

O motor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel, além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. A performance “Diesel Like” alcança até 280 hp de potência e 1.000 Nm de torque.

ORIGINAL REMAN: DESEMPENHO E CONSUMO DE MOTOR NOVO, COM MENORES CUSTOS

Durante a Fenatran, o transportador poderá conhecer também a sustentabilidade e os benefícios do Original Reman, disponível para comerciais leves, caminhões e ônibus. A remanufatura dos motores FPT F1A, F1C, N67 e Cursor 13 entrega desempenho e consumo de motor novo, com menores custos.

O processo certificado pela FPT, com garantia de um ano, aumenta a vida útil dos motores. Com desempenho e consumo de motor novo, o Original Reman realiza a atualização de componentes, proporciona redução do TCO com menor custo de operação e garante a disponibilidade do veículo, sempre apto a trabalhar e gerar receitas.

“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de produtos”, explica Rangel. “Com a chegada das soluções de ePowertrain agora produzidos em nossa planta em Turim, complementamos nossa oferta de soluções sustentáveis para movermos, conectados, a energia do futuro”.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group (IVG: MI) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 11 plantas de produção industrial e 11 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em powertrains industriais e soluções. Para mais informações, visite: www.fptindustrial.com.