11-MAR-2022

CAMPEÃO EM 2021, MOTOR FPT VOLTA A ACELERAR PILOTOS NA COPA TRUCK

11 de março de 2022

Depois de uma temporada alucinante, com grandes vitórias ao longo de 2021 e o título de Felipe Tozzo na categoria Super Truck, a FPT Industrial volta às pistas da Copa Truck neste fim de semana em Santa Cruz do Sul (RS). Movida por desafiosa marca global segue acelerando quatro pilotos em 2022. Pela equipe Usual Racing, a novidade é Raphael Abbate, que estreia no caminhão IVECO #26, ao lado do multicampeão Felipe Giaffone #4, que fechou o último campeonato na terceira colocação; e Djalma Pivetta #21, que vem de dois pódios no ano passado. O campeão Felipe Tozzo #57 é representado pela equipe FPT/Dakar Motorsports.

O quarteto tem à disposição a força e a robustez do motor FPT Cursor 13, modelo seis cilindros consagrado no transporte de cargas que recebeu preparação especial para a competição, podendo chegar a até 1.200 cavalos de potência.

Além da Copa Truck, a FPT Industrial é sempre ativa em competições ao redor do mundo, como o Mundial de MotoGP, cuja parceria foi renovada com a equipe Aprilia Racing. As provas são um importante laboratório para o desenvolvimento de motores do fabricante, aprimorando tecnologias para diferentes tipos de missão.

“O FPT Cursor 13 disponibiliza o que há de mais avançado em tecnologia. A Copa Truck é um importante campo de testes para o time de Pesquisa & Desenvolvimento da FPT, validando nossos produtos para máximo rendimento, seja qual for o uso”, destaca Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

DIMENSIONADO PARA AS PISTAS

Para a Copa Truck, o motor da FPT Industrial recebeu ajustes como novos turbocompressor, injetores e pistões, com maior capacidade cúbica, acoplado à transmissão de seis velocidades com nova relação de diferencial. Assim, o FPT Cursor 13 entrega torque máximo já em baixas rotações, garantindo acelerações rápidas para os pilotos. O motor de competição também é mais leve, proporcionando melhor distribuição de peso dos caminhões, após o reposicionamento do radiador, turbo e admissão de ar.

CALENDÁRIO COPA TRUCK 2022

Etapa 1 – 12/03 – Santa Cruz do Sul (RS)

Etapa 2 – 13/03 – Santa Cruz do Sul (RS)

Etapa 3 – 1/5 – Interlagos (SP)

Etapa 4 – 5/6 – Goiânia (GO)

Etapa 5 – 10/7 – Londrina (PR)

Etapa 6 – 21/8 - Interlagos (SP)

Etapa 7 – 17/9 – Tarumã (RS)

Etapa 8 – 18/9 – Tarumã (RS)

Etapa 9 – 6/11 – Brasília (DF)

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group, dedicada ao design, produção e comercialização de motores para veículos on-road e off-road, aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia emprega mais de 8.000 pessoas em todo o mundo, em 10 fábricas e sete centros de P&D. A rede de vendas da FPT Industrial consiste em 73 concessionárias e cerca de 800 centros de serviço em quase 100 países. Uma ampla oferta de produtos, incluindo seis gamas de motores de 42 HP até 1.006 HP, transmissões com torque máximo de 200 Nm até 500 Nm, eixos dianteiros e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural do mercado para aplicações industriais, com potências que vão de 50 HP a 460 HP. Esta ampla oferta e um forte foco em atividades de P&D tornam a FPT Industrial líder mundial em powertrain. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.