19-AGO-2022 | 19 DE AGOSTO DE 2022

CADA VEZ MAIS PREPARADO, MOTOR FPT CURSOR 13 DA COPA TRUCK VOLTA À INTERLAGOS

Sexta etapa traz motorização com revisões nos sistemas de cooling e driveline, otimizando comportamento dinâmico dos caminhões IVECO da Usual Racing e FPT/Dakar Motorsports

Maior competição de caminhões do Brasil é importante laboratório para o desenvolvimento dos motores da marca do Iveco Group

19 de agosto de 2022

Ativa em competições como o Rally Internacional da Educação, que celebrou os 30 anos do Rally dos Sertões, o Mundial de MotoGP, o European Truck Racing Championship e o Rally Dakar, a FPT Industrial volta à Interlagos nesse fim de semana com o motor FPT Cursor 13 da Copa Truck. Cada vez mais preparada para os caminhões IVECO das equipes Usual Racing e FPT/Dakar Motorsports, a motorização recebeu atenção especial no sistema de cooling, com foco na otimização do fluxo de ar para melhor controle da temperatura de admissão. 

Dessa forma, a marca do Iveco Group espera otimizar o rendimento volumétrico do motor, reduzindo ainda mais os níveis de emissões e opacidade em altas rotações. Mais um avanço está no driveline, redefinido para adequar a performance para as condições da pista em São Paulo (SP) – que já recebeu a terceira etapa da competição, em maio.

Com seis cilindros, o motor FPT Industrial da Copa Truck entrega alta densidade de potência e acelerações mais rápidas. O propulsor de competição também é mais leve, proporcionando melhor distribuição de peso dos caminhões, com a força e a durabilidade já reconhecidos do FPT Cursor 13 que equipa o IVECO Hi-Way e diversas outras aplicações no campo.

A energia do motor acelera os pilotos Felipe Giaffone #4, Djalma Pivetta #21 e Raphael Abbate #26, da equipe Usual Racing, e o atual campeão da categoria Super Truck, Felipe Tozzo #57, da FPT/Dakar Motorsports. A Copa Truck serve como importante laboratório para o desenvolvimento dos motores da FPT Industrial, colaborando com a eficiência e robustez dos caminhões das ruas e estradas brasileiras.

“O aprimoramento contínuo dos motores de competição só é possível graças aos esforços e a integração entre as engenharias da FPT, da IVECO e equipes, nas atividades de oficina e testes em campo”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. “A Copa Truck atesta nossos produtos para máximo rendimento, seja qual for o uso e aplicação”, enfatiza.

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group, dedicada ao design, produção e comercialização de motores para veículos on-road e off-road, aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia emprega mais de 8.000 pessoas em todo o mundo, em 11 fábricas e 10 centros de P&D. A rede de vendas da FPT Industrial consiste em 73 concessionárias e cerca de 800 centros de serviço em quase 100 países. Uma ampla oferta de produtos, incluindo seis gamas de motores de 42 HP até 1.006 HP, transmissões com torque máximo de 200 Nm até 500 Nm, eixos dianteiros e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural do mercado para aplicações industriais, com potências que vão de 50 HP a 460 HP. Esta ampla oferta e um forte foco em atividades de P&D tornam a FPT Industrial líder mundial em powertrain. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.